Estágio Supervisionado em Química: Reflexões Formativas a partir da Regência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n4.13027

Palavras-chave:

Formação docente, Estágio supervisionado, Demandas formativas

Resumo

O estágio supervisionado é fundamental no processo formativo de professores, pois nele se consolidam experiências da vivência profissional que permitem reflexões e construções da identidade profissional dos docentes, sendo a regência uma dessas experiências com potencial para observar dificuldades e refletir o processo formativo. Assim, o objetivo foi analisar e refletir as demandas formativas de licenciandos em Química, a partir de dificuldades observadas nas regências do estágio supervisionado, utilizando-se abordagem qualitativa e caráter exploratório, tendo a observação estruturada como instrumento de coleta de dados, com foco nos conteúdos ensinados, estratégias de ensino e recursos utilizados e planejamento da aula no que se refere a organização da sequência didática e adequação ao tempo. Em relação as reflexões formativas, compreendeu-se que os licenciandos precisam de uma formação que valorize a formação química mais também para o ensino da química, devido à observação de erros conceituais e dificuldades de utilizar estratégias de ensino. Em relação ao tempo e organização das aulas, considerando ser o último estágio, foi evidente a necessidade de mais articulação e espaço no processo formativo das vivências docentes.

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Publicado

21-12-2022

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

DE SOUZA, Katiuscia dos Santos. Estágio Supervisionado em Química: Reflexões Formativas a partir da Regência. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 5, n. 4, p. 282–295, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n4.13027. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13027. Acesso em: 1 abr. 2025.