Percepções de Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca da Educação Ambiental Emancipatória e a Abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n4.12927Palavras-chave:
Abordagem CTSA, Formação continuada de Professores, Educação Ambiental Emancipatória. Anos Iniciais da Educação BásicaResumo
A Educação Ambiental (EA) é fundamental na formação do ser humano, e no processo de escolarização, importa considerar a formação de professores, para que se efetive na práxis, junto aos alunos. As séries iniciais do Ensino Fundamental são ambientes propícios para o desenvolvimento das noções introdutórias com relação à temática. Assim, esta pesquisa apresenta algumas percepções dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental frente à indagações que forneceriam pistas sobre dificuldades e desconhecimento da Educação Ambiental Emancipatória (EAE) e da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). As indagações foram realizadas com um grupo de 13 professores atuantes na rede municipal do município de Bandeirantes, no Estado do Paraná, a partir de entrevistas semiestruturadas. Ao analisar os resultados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) foi possível caracterizar as principais dificuldades, limitações teóricas e anseios formativos profissionais. Desta maneira, as escolas municipais da localidade estão representadas pelos participantes da pesquisa, fornecendo um breve panorama dos professores em exercício e a da EAE para que haja investimento em formação continuada que perpasse questões socioambientais e a CTSA, visando o alcance da primeira etapa da Educação Básica.