Percepções de Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca da Educação Ambiental Emancipatória e a Abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente

Autores

  • Aline Firmino Neves-Vasconcelos Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Priscila Caroza Frasson-Costa Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n4.12927

Palavras-chave:

Abordagem CTSA, Formação continuada de Professores, Educação Ambiental Emancipatória. Anos Iniciais da Educação Básica

Resumo

A Educação Ambiental (EA) é fundamental na formação do ser humano, e no processo de escolarização, importa considerar a formação de professores, para que se efetive na práxis, junto aos alunos. As séries iniciais do Ensino Fundamental são ambientes propícios para o desenvolvimento das noções introdutórias com relação à temática. Assim, esta pesquisa apresenta algumas percepções dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental frente à indagações que forneceriam pistas sobre dificuldades e desconhecimento da Educação Ambiental Emancipatória (EAE) e da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). As indagações foram realizadas com um grupo de 13 professores atuantes na rede municipal do município de Bandeirantes, no Estado do Paraná, a partir de entrevistas semiestruturadas. Ao analisar os resultados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) foi possível caracterizar as principais dificuldades, limitações teóricas e anseios formativos profissionais. Desta maneira, as escolas municipais da localidade estão representadas pelos participantes da pesquisa, fornecendo um breve panorama dos professores em exercício e a da EAE para que haja investimento em formação continuada que perpasse questões socioambientais e a CTSA, visando o alcance da primeira etapa da Educação Básica.

Downloads

Downloads

Publicado

21-12-2022

Como Citar

NEVES-VASCONCELOS, Aline Firmino; CAROZA FRASSON-COSTA, Priscila. Percepções de Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca da Educação Ambiental Emancipatória e a Abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 5, n. 4, p. 240–261, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n4.12927. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12927. Acesso em: 1 abr. 2025.