Percepções de Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca da Educação Ambiental Emancipatória e a Abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente

  • Aline Firmino Neves-Vasconcelos Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Priscila Caroza Frasson-Costa Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP
Palavras-chave: Abordagem CTSA, Formação continuada de Professores, Educação Ambiental Emancipatória. Anos Iniciais da Educação Básica

Resumo

A Educação Ambiental (EA) é fundamental na formação do ser humano, e no processo de escolarização, importa considerar a formação de professores, para que se efetive na práxis, junto aos alunos. As séries iniciais do Ensino Fundamental são ambientes propícios para o desenvolvimento das noções introdutórias com relação à temática. Assim, esta pesquisa apresenta algumas percepções dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental frente à indagações que forneceriam pistas sobre dificuldades e desconhecimento da Educação Ambiental Emancipatória (EAE) e da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). As indagações foram realizadas com um grupo de 13 professores atuantes na rede municipal do município de Bandeirantes, no Estado do Paraná, a partir de entrevistas semiestruturadas. Ao analisar os resultados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) foi possível caracterizar as principais dificuldades, limitações teóricas e anseios formativos profissionais. Desta maneira, as escolas municipais da localidade estão representadas pelos participantes da pesquisa, fornecendo um breve panorama dos professores em exercício e a da EAE para que haja investimento em formação continuada que perpasse questões socioambientais e a CTSA, visando o alcance da primeira etapa da Educação Básica.

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Publicado
21-12-2022
Como Citar
NEVES-VASCONCELOS, A.; CAROZA FRASSON-COSTA, P. Percepções de Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca da Educação Ambiental Emancipatória e a Abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 4, p. 240-261, 21 dez. 2022.