Trilha Metodológica Maker-Science: proposição de uma metodologia para o Ensino de Ciências

Autores

  • Carlos Mometti FEUSP/USP

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n4.12884

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Metodologia de Ensino, Alfabetização Científica

Resumo

A Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) é um dos objetivos necessários e urgentes para o desenvolvimento do cidadão pertencente à humanidade digital. Nesse sentido, este artigo possui por objetivo discutir uma trilha metodológica para o Ensino de Ciências na educação básica nomeada por Maker-science. Tal concepção foi elaborada mediante a ressignificação da abordagem francesa de IIR - Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), bem como as concepções de ACT. Já no que tange aos aportes teóricos que embasam este trabalho, destacam-se os pressupostos para a definição de uma metodologia de ensino segundo a didática francesa da segunda metade do século XX, ressignificada para o docente contemporâneo atuante na humanidade digital, bem como as concepções da transposição didática (TD). Essa proposta de metodologia de ensino foi inicialmente pensada para ser aplicada aos níveis que compõe a educação básica. Assim, após um período de investigação de dois anos por meio da implementação desta trilha em uma instituição piloto de estudo, pudemos concluir que a proposta metodológica contribuiu à promoção da ACT dos alunos, bem como o entendimento das formas de comunicação científica e a construção do pensamento sistemático. Além disso, a Maker-science apresentou-se como promissora para o desenvolvimento de uma proposta metodológica inovadora.

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Publicado

21-12-2022

Edição

Seção

Propostas Didáticas

Como Citar

MOMETTI, Carlos. Trilha Metodológica Maker-Science: proposição de uma metodologia para o Ensino de Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 5, n. 4, p. 420–435, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n4.12884. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12884. Acesso em: 1 abr. 2025.