Formação docente durante a pandemia da COVID-19: Percepções dos/as estudantes da Licenciatura em Física sobre o Estágio Supervisionado de forma remota

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n3.12743

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Ensino Remoto, Licenciatura em Física.

Resumo

O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa, básica e caracterizada como estudo de caso, de acordo com Yin (2001). O público-alvo foi formado pelos/as estudantes do último período do curso de Licenciatura em Física do IFSul - CaVG e os/as estudantes que se formaram no primeiro semestre de 2021 (2021/1). Têm-se como objetivos analisar as percepções dos/as estudantes formandos da Licenciatura em Física do IFSul - CaVG sobre os pontos positivos e negativos, bem como as adversidades experienciadas durante o estágio supervisionado obrigatório de forma remota. Os/as participantes destacaram como pontos positivos dos estágios a importância e os benefícios que a tecnologia pode trazer em uma sala de aula. Em contrapartida, os/as participantes destacaram a falta de contato presencial com os/as estudantes como o principal ponto negativo. Problemas técnicos surgiram nas salas de aula remota, principalmente com relação a desigualdade social, o que nos leva a refletir que nem todos têm a mesma qualidade e acesso a Educação. As perspectivas dos participantes são de que na pós-pandemia, avançaremos para uma abordagem híbrida, onde manteremos as vantagens do ensino remoto combinadas às vantagens do ensino presencial.

Downloads

Downloads

Publicado

13-08-2022

Como Citar

SILVA, Aline Fuentes da; MENDES, Alex Antunes; MÜLLER, Maykon Gonçalves. Formação docente durante a pandemia da COVID-19: Percepções dos/as estudantes da Licenciatura em Física sobre o Estágio Supervisionado de forma remota. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 5, n. 3, p. 309–328, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n3.12743. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12743. Acesso em: 1 abr. 2025.