Alfabetização científica, colaboração e desenvolvimento profissional: Investigando conexões em um grupo colaborativo de professoras dos anos iniciais

  • Celestina Cruz Pedroni Fonseca UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos
  • Simone Munafó Tostes Gonçalves UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos
  • João Batista dos Santos Jr UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: alfabetização científica; desenvolvimento profissional de professores; anos iniciais

Resumo

Nesta investigação apresentamos os resultados de como a colaboração favorece o desenvolvimento profissional de um grupo de professoras dos anos iniciais de uma escola pública que se propuseram a implementar a alfabetização científica em suas aulas.  As docentes se reuniram virtualmente em função da pandemia com o objetivo de discutir e propor soluções para trabalharem a alfabetização científica. Neste processo, emergiram questões que se relacionavam com a sua formação inicial, sua identidade profissional e a suas respectivas práticas pedagógicas, entre outros aspectos. O grupo colaborativo mostrou-se efetivo para fomentar novas aprendizagens e visões fundamentais para o processo de desenvolvimento profissional. Tentou-se localizar quais elementos deste processo forma mais valorizados pelas professoras. Neste sentido utilizamos um modelo analítico que relaciona o desenvolvimento profissional com reflexões alinhadas a oito contextos formativos que, por sua vez, dialogam com a academia, a escola e a sociedade. Nossos achados apontam que tais reflexões foram favorecidas em função do engajamento das professoras na cultura colaborativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
13-08-2022
Como Citar
FONSECA, C.; GONÇALVES, S.; DOS SANTOS JR, J. Alfabetização científica, colaboração e desenvolvimento profissional: Investigando conexões em um grupo colaborativo de professoras dos anos iniciais. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 3, p. 226-242, 13 ago. 2022.