Alfabetização científica, colaboração e desenvolvimento profissional: Investigando conexões em um grupo colaborativo de professoras dos anos iniciais
Resumo
Nesta investigação apresentamos os resultados de como a colaboração favorece o desenvolvimento profissional de um grupo de professoras dos anos iniciais de uma escola pública que se propuseram a implementar a alfabetização científica em suas aulas. As docentes se reuniram virtualmente em função da pandemia com o objetivo de discutir e propor soluções para trabalharem a alfabetização científica. Neste processo, emergiram questões que se relacionavam com a sua formação inicial, sua identidade profissional e a suas respectivas práticas pedagógicas, entre outros aspectos. O grupo colaborativo mostrou-se efetivo para fomentar novas aprendizagens e visões fundamentais para o processo de desenvolvimento profissional. Tentou-se localizar quais elementos deste processo forma mais valorizados pelas professoras. Neste sentido utilizamos um modelo analítico que relaciona o desenvolvimento profissional com reflexões alinhadas a oito contextos formativos que, por sua vez, dialogam com a academia, a escola e a sociedade. Nossos achados apontam que tais reflexões foram favorecidas em função do engajamento das professoras na cultura colaborativa.
Downloads
Copyright (c) 2022 Celestina Cruz Pedroni Fonseca, Simone Munafó Tostes Gonçalves, João Batista dos Santos Jr
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.