Alfabetização científica, colaboração e desenvolvimento profissional: Investigando conexões em um grupo colaborativo de professoras dos anos iniciais

Autores

  • Celestina Cruz Pedroni Fonseca UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos
  • Simone Munafó Tostes Gonçalves UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos
  • João Batista dos Santos Jr UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n3.12742

Palavras-chave:

alfabetização científica; desenvolvimento profissional de professores; anos iniciais

Resumo

Nesta investigação apresentamos os resultados de como a colaboração favorece o desenvolvimento profissional de um grupo de professoras dos anos iniciais de uma escola pública que se propuseram a implementar a alfabetização científica em suas aulas.  As docentes se reuniram virtualmente em função da pandemia com o objetivo de discutir e propor soluções para trabalharem a alfabetização científica. Neste processo, emergiram questões que se relacionavam com a sua formação inicial, sua identidade profissional e a suas respectivas práticas pedagógicas, entre outros aspectos. O grupo colaborativo mostrou-se efetivo para fomentar novas aprendizagens e visões fundamentais para o processo de desenvolvimento profissional. Tentou-se localizar quais elementos deste processo forma mais valorizados pelas professoras. Neste sentido utilizamos um modelo analítico que relaciona o desenvolvimento profissional com reflexões alinhadas a oito contextos formativos que, por sua vez, dialogam com a academia, a escola e a sociedade. Nossos achados apontam que tais reflexões foram favorecidas em função do engajamento das professoras na cultura colaborativa.

Downloads

Downloads

Publicado

13-08-2022

Como Citar

FONSECA, Celestina Cruz Pedroni; GONÇALVES, Simone Munafó Tostes; DOS SANTOS JR, João Batista. Alfabetização científica, colaboração e desenvolvimento profissional: Investigando conexões em um grupo colaborativo de professoras dos anos iniciais. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 5, n. 3, p. 226–242, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n3.12742. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12742. Acesso em: 1 abr. 2025.