As Representações sociais sobre morcegos: educação ambiental não formal continuada e popularização da ciência

  • Bianca Regina Silva Manin Universidade Estadual de Maringá
  • Thais Martinez Rodrigues Jorge
  • Henrique Ortêncio Filho
Palavras-chave: Chiroptera, Noite dos Morcegos, Educação científica, Teste de Associação Livre de Palavras, Análise de conteúdo

Resumo

As Representações Sociais evidenciam informações que um grupo tem a partir de suas vivências e cultura. Morcegos são cercados por superstições, dada a falta de informação por parte da população. Atividades educativas em ambientes não formais são importantes para sensibilização e conscientização da população para com a conservação da natureza, incluindo esses animais. Este trabalho teve por objetivo determinar as representações sociais, sobre morcegos, de participantes em diferentes edições de um evento de extensão voltado à educação ambiental e à divulgação científica, denominado Noite dos Morcegos. O estudo foi realizado com indivíduos que participaram, unicamente, dos eventos de 2017, 2019, ou mais de uma edição. Foram realizadas entrevistas, por videoconferência, utilizando o Teste de Associação Livre de Palavras, para verificar as representações sociais e a análise de conteúdo para compreender parte do que compõe os conhecimentos das pessoas com morcegos. Enquanto participantes de uma única edição apresentaram dificuldades para relacionar as informações apresentadas, recorrentes revelaram maior conexão do equilíbrio ambiental com o papel dos morcegos na natureza. Concluímos que ações educativas em ambientes não formais são importantes na difusão e construção de novos conhecimentos que promovam a conservação dos componentes da natureza, e da sensibilização sobre o tema do estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
13-08-2022
Como Citar
MANIN, B.; JORGE, T.; ORTÊNCIO FILHO, H. As Representações sociais sobre morcegos: educação ambiental não formal continuada e popularização da ciência. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 3, p. 288 -308, 13 ago. 2022.