A Ilha das Flores de Jorge Furtado: uma proposta para Educação Ambiental Crítica a partir das Visões de Natureza

Palavras-chave: Ilha das Flores, Educação Ambiental Crítica, Visões de Natureza

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o curta-metragem A Ilha das Flores (1989) de Jorge Furtado, buscando identificar potencialidades da obra para o desenvolvimento de uma prática de Educação Ambiental em diálogo com a História e a Filosofia da Ciência (HFC). Para atingir tal objetivo foi desenvolvida uma análise fílmica qualitativa. Após análise, percebemos que o curta apresenta potencialidades para uma Educação Ambiental Crítica em diálogo com a HFC, uma vez que apresenta não só a questão ambiental, mas também elementos históricos, filosóficos, culturais e sociais. Entendemos que a forma com que o ser humano age sobre o ambiente tem relação com sua Visão de Natureza, sendo que a principal visão no curta é a concepção mecanicista cartesiana, consequente do avanço capitalista. Apesar da concepção cartesiana ser predominante, é possível discutir diferentes visões que surgiram ao longo da história, rompendo com a ideia de uma suposta inexorabilidade da realidade. Portanto, para uma análise crítica da questão ambiental, é importante compreender as relações sociais que permeiam os discursos e, a HFC auxilia nessa compreensão, oferecendo instrumentais teórico-metodológicos para tal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marllon Moreti de Souza Rosa, Universidade Estadual de Londrina

Atualmente é Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) na área de concentração de História e Filosofia da Ciência e da Matemática e Graduando em Ciências Sociais também pela Universidade Estadual de Londrina. É membro do Grupo de Pesquisa em Ensino e Epistemologia da Ciência (GPEEC) vinculado ao PECEM da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Lavras (2020). É Co-criador e atual Coordenador do "Curso (r)evolução: Preparatório para o ingresso no Ensino Superior", além disso, atua como professor nas disciplinas Biologia, História e Filosofia do mesmo curso desde março de 2020. Foi professor bolsista de Biologia, Filosofia e Sociologia no Programa de Apoio Pré- Universitário/UFLA (2018-2020), foi professor de Ciências Biológicas no Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET) de Lavras-MG e monitor voluntário da disciplina de Biofísica dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas (2019-2020) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Foi membro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Interdisciplinar (2017-2018) na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Tem interesse nas seguintes áreas: Ensino de Ciências e Biologia, Educação Científica e Ambiental, História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Biologia e Construção de Materiais Didático-pedagógicos.

Ana Luíza Ávila, Universidade Federal de São João Del Rei

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei.

Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e doutorado em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina, pesquisadora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de biologia, epistemologia da biologia, aprendizagem baseada em problemas, resolução de problemas.

Marina Battistetti Festozo, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bach/Lic.) pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Botucatu (2004/2005), é mestre e doutora em Educação para a Ciência, com ênfase em Educação Ambiental e formação de professores pelo Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência, UNESP, Bauru (2009 e 2015). No ano de 2013 realizou estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Liège - ULg - na Bélgica. É docente no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras, MG (UFLA), na área de Educação Científica e Ambiental. Também já atuou como professora na formação inicial de pedagogos e na pós-graduação, principalmente nas áreas de Formação de Professores para Educação Básica, Educação Ambiental, Educação científica e Interdisciplinaridade. É membro, pesquisadora, do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA - CNPq), UNESP, Bauru. Também já ministrou aula nos cursos de Direito e Administração, além de ter atuado como Consultora em Meio Ambiente, realizando levantamentos de flora e fauna, para Licenciamentos Ambiental.

Publicado
13-08-2022
Como Citar
MORETI DE SOUZA ROSA, M.; LUÍZA ÁVILA, A.; BOLOGNA SOARES DE ANDRADE, M.; BATTISTETTI FESTOZO, M. A Ilha das Flores de Jorge Furtado: uma proposta para Educação Ambiental Crítica a partir das Visões de Natureza. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 3, p. 329-349, 13 ago. 2022.
Seção
Propostas Didáticas