Utilização do Instagram no ensino de Paleontologia

Palavras-chave: Tecnologia, Aprendizagem, Informação

Resumo

O avanço acelerado das tecnologias tem provocado mudanças na sociedade e na educação. A internet está se tornando uma das ferramentas mais utilizadas dentro do ambiente acadêmico. Com o surgimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), novos ambientes de aprendizagem foram desenvolvidos. O uso das redes sociais tem crescido bastante entre os estudantes e essa ferramenta tem um grande potencial para contribuir no processo educacional. Nesse cenário encontra-se o professor, que enfrenta o desafio de conseguir a atenção dos alunos e realizar sua prática pedagógica com qualidade. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar as contribuições de uma proposta pedagógica baseada no uso do Instagram como uma ferramenta para o ensino da disciplina Paleontologia por meio de publicações com imagens, vídeos e textos com o objetivo de chamar a atenção dos alunos durante o período letivo e avaliar suas contribuições no aprendizado dos mesmos. Concluiu-se que o uso do Instagram direcionado aos conteúdos da disciplina teve bons resultados em relação ao aprendizado dos alunos e contribuiu de forma significativa para a construção de conhecimento durante o semestre letivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denilson Almeida da Silva

Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Atuou na área da Paleontologia e participou dos projetos de extensão no Laboratório de Geociências - LABGEOC. Tem experiencia em curadoria paleontológica, paleohistologia de vertebrados fósseis e divulgação cientifica.

Luciano Artemio Leal, Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), mestrado (2001) e doutorado (2005) em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB campus Jequié). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Paleozoologia de Vertebrados.

Publicado
16-03-2022
Como Citar
DA SILVA, D.; LEAL, L. Utilização do Instagram no ensino de Paleontologia. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 1, p. 484-505, 16 mar. 2022.