Utilização do Instagram no ensino de Paleontologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n1.12635

Palavras-chave:

Tecnologia, Aprendizagem, Informação

Resumo

O avanço acelerado das tecnologias tem provocado mudanças na sociedade e na educação. A internet está se tornando uma das ferramentas mais utilizadas dentro do ambiente acadêmico. Com o surgimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), novos ambientes de aprendizagem foram desenvolvidos. O uso das redes sociais tem crescido bastante entre os estudantes e essa ferramenta tem um grande potencial para contribuir no processo educacional. Nesse cenário encontra-se o professor, que enfrenta o desafio de conseguir a atenção dos alunos e realizar sua prática pedagógica com qualidade. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar as contribuições de uma proposta pedagógica baseada no uso do Instagram como uma ferramenta para o ensino da disciplina Paleontologia por meio de publicações com imagens, vídeos e textos com o objetivo de chamar a atenção dos alunos durante o período letivo e avaliar suas contribuições no aprendizado dos mesmos. Concluiu-se que o uso do Instagram direcionado aos conteúdos da disciplina teve bons resultados em relação ao aprendizado dos alunos e contribuiu de forma significativa para a construção de conhecimento durante o semestre letivo.

Downloads

Biografia do Autor

  • Denilson Almeida da Silva

    Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Atuou na área da Paleontologia e participou dos projetos de extensão no Laboratório de Geociências - LABGEOC. Tem experiencia em curadoria paleontológica, paleohistologia de vertebrados fósseis e divulgação cientifica.

  • Luciano Artemio Leal, Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

    Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), mestrado (2001) e doutorado (2005) em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB campus Jequié). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Paleozoologia de Vertebrados.

Downloads

Publicado

16-03-2022

Como Citar

DA SILVA, Denilson Almeida; LEAL, Luciano Artemio. Utilização do Instagram no ensino de Paleontologia. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 5, n. 1, p. 484–505, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n1.12635. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12635. Acesso em: 4 abr. 2025.