Aprendizagens colhidas nos primeiros anos de um PPG em docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática

Autores

  • Luciano Andreatta Carvalho da Costa Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade em Porto Alegre
  • Fabrícia Damando Santos Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade Guaíba
  • Tânia Cristina Baptista Cabral Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade Guaíba

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i5.12576

Palavras-chave:

Educação em STEM, Internacionalização na Pós-Graduação, Gestão de Programas de Pós-Graduação

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma investigação realizada com o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (PPGSTEM / UERGS), com o objetivo de evidenciar o caminho percorrido por um grupo de pesquisa. na concepção, criação e gestão de um curso de pós-graduação. A partir de questionários respondidos pelas duas turmas do curso e de um grupo focal realizado com professores e alunos do curso, foram investigadas três dimensões previstas na concepção do curso: (i) Contexto acadêmico; (ii) a realidade local; (iii) internacionalização e contexto institucional. A investigação mostrou que as dimensões i e ii estão em bom nível de institucionalização no curso, enquanto a dimensão iii precisa ser fortalecida nas próximas ações do curso, embora já tenha havido importantes ações internacionais de professores e alunos. Os resultados também mostram o quão significativo é avaliar continuamente o PPG, bem como revisitar e problematizar seus objetivos iniciais ao longo do processo de gestão

Downloads

Downloads

Publicado

20-08-2021

Como Citar

COSTA, Luciano Andreatta Carvalho da; SANTOS, Fabrícia Damando; CABRAL, Tânia Cristina Baptista. Aprendizagens colhidas nos primeiros anos de um PPG em docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 5, p. 223–240, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i5.12576. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12576. Acesso em: 18 abr. 2025.