Contribuições das narrativas, expressas nas produções científicas, sobre a formação docente e o desenvolvimento de conceitos de matemática
Resumo
Nesta pesquisa buscamos a compreensão do processo de formação de professores de matemática por meio da revisão da literatura. Focalizamos o processo de formação docente relacionado ao ensino e à aprendizagem de conceitos matemáticos e práticas pedagógicas. O objetivo desta investigação é analisar o que se mostra nas produções científicas sobre a formação docente, narrativas e a formação de conceitos de matemática. A pesquisa é qualitativa do tipo revisão bibliográfica, cujo corpus de análise é constituído por teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do período de 2013 a 2023. No movimento analítico foram identificados os títulos, resumos, palavras-chave e referências relacionadas à temática. Estes foram submetidos a procedimentos de Análise de Conteúdo, conforme Bardin (1979). Conclui-se que os referenciais teóricos adotados nas pesquisas, a metodologia empregada e os resultados alcançados, alinham-se com o foco deste estudo, pois abordam as narrativas como potencializadoras da formação de conceitos e do processo formativo docente sobre o ensino de Matemática. Por fim, enfatizamos a relevância de uma revisão bibliográfica para identificarmos o que já foi produzido e como isso impacta positivamente no objeto de estudo proposto.
Downloads
Copyright (c) 2024 Rafael Marques dos Santos, Eva Teresinha de Oliveira Boff
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.