Contribuições das narrativas, expressas nas produções científicas, sobre a formação docente e o desenvolvimento de conceitos de matemática

Palavras-chave: Formação Continuada de Professores, Narrativas Docentes, Formação de Conceitos matemáticos

Resumo

Nesta pesquisa buscamos a compreensão do processo de formação de professores de matemática por meio da revisão da literatura. Focalizamos o processo de formação docente relacionado ao ensino e à aprendizagem de conceitos matemáticos e práticas pedagógicas. O objetivo desta investigação é analisar o que se mostra nas produções científicas sobre a formação docente, narrativas e a formação de conceitos de matemática. A pesquisa é qualitativa do tipo revisão bibliográfica, cujo corpus de análise é constituído por teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do período de 2013 a 2023. No movimento analítico foram identificados os títulos, resumos, palavras-chave e referências relacionadas à temática. Estes foram submetidos a procedimentos de Análise de Conteúdo, conforme Bardin (1979). Conclui-se que os referenciais teóricos adotados nas pesquisas, a metodologia empregada e os resultados alcançados, alinham-se com o foco deste estudo, pois abordam as narrativas como potencializadoras da formação de conceitos e do processo formativo docente sobre o ensino de Matemática. Por fim, enfatizamos a relevância de uma revisão bibliográfica para identificarmos o que já foi produzido e como isso impacta positivamente no objeto de estudo proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Marques dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Pós-graduado em Ensino de Ciências e Educação Matemática no Instituto Federal de Goiás – Campus Uruaçu. Professor da Rede Estadual do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Eva Teresinha de Oliveira Boff, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação em Ciências, professora pesquisadora vinculada ao PPG Educação nas Ciências/UNIJUI. Professora colaborado do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/UFRGS.

Publicado
19-12-2024
Como Citar
SANTOS, R.; BOFF, E. Contribuições das narrativas, expressas nas produções científicas, sobre a formação docente e o desenvolvimento de conceitos de matemática. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 4, p. 223-244, 19 dez. 2024.