Alunos portadores do TDAH e a Educação CTS: contribuições no processo de ensino e aprendizagem

  • Anderson Claiton Ferraz
  • Jean Louis Landim Vilela Universidade Cruzeiro do Sul - SP
  • Alex Paubel Junger
  • Mauro Sérgio Teixeira de Araújo
Palavras-chave: Educação CTS; Alunos com TDHA; Ensino de Física.

Resumo

O objetivo principal desta pesquisa, de cunho qualitativo, realizada em uma escola pública do interior do Estado de Minas Gerais, foi investigar como a Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) contribuirá para o desenvolvimento dos alunos portadores do TDAH que estão inseridos nas salas de aula regulares da Educação Básica. Como aporte teórico, utilizou-se dos teóricos da Educação (CTS). Participaram da pesquisa 25 alunos do Ensino Fundamental e Médio. Foram elaboradas atividades de ensino, com duração de 45 minutos, durante as quais foram coletados os dados através de questionários abertos e fechados e de gravação em áudio. A análise de conteúdo de Bardin e os teóricos da Educação CTS foram utilizados para examinar os dados. Os resultados indicam que questões ligadas a Educação CTS é um caminho promissor para o maior desenvolvimento e participação dos alunos durante as aulas, na maioria das vezes os portadores do TDAH são pouco participativos, retraídos e não gostam de interagir. Por fim, entendemos e esperamos que atividades diferenciadas e que levam a maior participação do portador do TDAH poderá facilitar o trabalho do professor e proporcionará uma maior participação e interesse pelos assuntos abordados no decorrer das aulas.

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Publicado
13-08-2022
Como Citar
FERRAZ, A.; LANDIM VILELA, J.; PAUBEL JUNGER, A.; TEIXEIRA DE ARAÚJO, M. Alunos portadores do TDAH e a Educação CTS: contribuições no processo de ensino e aprendizagem. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 3, p. 264-287, 13 ago. 2022.