Determinação da velocidade do som em aulas de Física sob uma perspectiva investigativa e com uso de tablets

  • Anaximandro Dalri Merizio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC. Campus Itajaí
  • Luiz Clement Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC https://orcid.org/0000-0002-4396-7735
Palavras-chave: Ensino por Investigação, Tecnologias Móveis, Ensino de Física, Ondas Sonoras

Resumo

No presente artigo, apresentamos os resultados de uma intervenção didático-pedagógica em que foi implementada uma Ação de Ensino Investigativa – AEI, em aulas de física do Ensino Médio. A AEI foi estruturada e desenvolvida com base em uma perspectiva de Ensino por Investigação e visou a determinação da velocidade de propagação do som no ar, por meio do uso de tubos sonoros e tablets. Para a implementação no ambiente educacional, utilizamos a perspectiva investigativa proposta por García e García (2000). Além disso, com a Escala de Medida de Interesse e Suportes a Autonomia – EMISA (CLEMENT, 2013) analisamos de que forma a AEI despertou o interesse dos estudantes e possibilitou o desenvolvimento de suportes à autonomia dos estudantes. Os resultados obtidos reforçam a viabilidade didático-pedagógica inerente à perspectiva investigativa adotada, bem como para o uso das Tecnologias Móveis, no Ensino de Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anaximandro Dalri Merizio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC. Campus Itajaí

Licenciado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Possui Especialização em Educação a Distância (SENAC) com a temática "A Resolução de Problemas de Física via Educação a Distância". Mestre em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (UDESC). Professor do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. Possui interesse em pesquisas relacionadas ao ensino-aprendizagem da Física, com ênfase no Ensino por Investigação, na atividade de Resolução de Problemas (RP) e sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas na educação.

Luiz Clement, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2002); mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2004) e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2013). É Professor Associado do Departamento de Física da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC. Foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) da UDESC no período de abril de 2018 a abril de 2021. Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Física e Tecnologia - GEPEFT e do PPGECMT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física/Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino por Investigação; Motivação no Contexto Escolar; Afetividade e Cognição, Interesse e Engajamento no processo de ensino e aprendizagem; Resolução de Problemas; Didática da Física (Materiais, Métodos, Estratégias e Avaliação) e elaboração e busca de evidências de validade de Produtos Educacionais no âmbito do mestrado profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT).

Publicado
15-03-2022
Como Citar
MERIZIO, A.; CLEMENT, L. Determinação da velocidade do som em aulas de Física sob uma perspectiva investigativa e com uso de tablets. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 1, p. 1-24, 15 mar. 2022.