Determinação da velocidade do som em aulas de Física sob uma perspectiva investigativa e com uso de tablets
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n1.12477Palavras-chave:
Ensino por Investigação, Tecnologias Móveis, Ensino de Física, Ondas SonorasResumo
No presente artigo, apresentamos os resultados de uma intervenção didático-pedagógica em que foi implementada uma Ação de Ensino Investigativa – AEI, em aulas de física do Ensino Médio. A AEI foi estruturada e desenvolvida com base em uma perspectiva de Ensino por Investigação e visou a determinação da velocidade de propagação do som no ar, por meio do uso de tubos sonoros e tablets. Para a implementação no ambiente educacional, utilizamos a perspectiva investigativa proposta por García e García (2000). Além disso, com a Escala de Medida de Interesse e Suportes a Autonomia – EMISA (CLEMENT, 2013) analisamos de que forma a AEI despertou o interesse dos estudantes e possibilitou o desenvolvimento de suportes à autonomia dos estudantes. Os resultados obtidos reforçam a viabilidade didático-pedagógica inerente à perspectiva investigativa adotada, bem como para o uso das Tecnologias Móveis, no Ensino de Física.