Recursos Educacionais Abertos nas Práticas Didáticas dos Professores de Biologia

  • Giana Somavilla UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Karla Marques da Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mara Denize Mazzardo Universidade Aberta, UAB - Portugal

Resumo

O presente artigo relata o estudo da utilização dos Recursos Educacionais Abertos (REA) no planejamento dos professores de Ciências/Biologia que participaram da formação da 2ª edição do Curso “Small Open Online Course – REA – Educação para o Futuro” – 2019 – Programa Pesquisador Gaúcho. O Curso objetivou introduzir e aprofundar a integração de tecnologias educacionais hipermídia, especialmente REA, para consolidar a inovação didático-metodológica na Educação Básica do RS. Nesse contexto de formação, buscou-se analisar as mudanças de ações dos professores de Ciências/Biologia que concluíram o Curso, instigando e analisando as possibilidades e os desafios da utilização dos REA como recursos de ensino-aprendizagem. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como procedimentos o estudo de caso e foi estruturada em quatro etapas. A primeira, foi acompanhar o Curso como professora/formadora. A segunda, a identificação/seleção dos participantes. Como terceira etapa, o acompanhamento das atividades realizadas e aplicação de um questionário como instrumentos de coletas de dados. Por último, a elaboração de um REA como subsídio para trabalhar o conteúdo do Primeiro Ano na disciplina de Biologia. Percebeu-se que o Curso gerou mudanças de ação nos professores que participaram da pesquisa, os quais passaram a conhecer/diferenciar RE de REA e a integrar REA em suas práticas didáticas.

 

Palavras-chave: Recursos Educacionais Abertos (REA); Ensino de Biologia; Tecnologias Educacionais em Rede e Formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
16-03-2022
Como Citar
SOMAVILLA, G.; MARQUES DA ROCHA, K.; DENIZE MAZZARDO, M. Recursos Educacionais Abertos nas Práticas Didáticas dos Professores de Biologia. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 1, p. 235-255, 16 mar. 2022.