Percepção da importância do uso de atividades experimentais na aprendizagem de química de um grupo de estudantes concluintes do ensino médio em uma escola pública em Tefé/AM

Resumo

Este trabalho teve como objetivo verificar a percepção de alunos do 3° do ensino médio de uma escola pública em Tefé/AM sobre como atividades diferenciadas, na forma de aulas experimentais, poderiam facilitar sua aprendizagem de Química. Para tal, um questionário foi aplicado aos alunos, assim como uma entrevista oral ao professor da disciplina. Os resultados revelaram que, apesar de terem dificuldades com cálculos químicos, 72% dos alunos gostam da disciplina. Além disso, professor e alunos concordam sobre a importância de aulas experimentais no seu aprendizado. Embora a escola possua biblioteca e computadores com acesso à internet, tais recursos raramente eram utilizados, sendo a justificativa dos alunos desse turno (noturno) o cansaço físico e o horário reduzido na escola. O conhecimento era transmitido pela via oral e escrita, sendo o livro didático a principal fonte adotada. Recursos didáticos audiovisuais não eram disponibilizados. Apenas 3% dos alunos relataram ter participado de alguma atividade prática, o que sugere uma exploração ainda superficial dessa metodologia. Contudo, 66% indicaram o uso de aulas práticas como facilitador do aprendizado de Química. Tais resultados, conjuntamente, indicam ser necessário uma reflexão do docente sobre sua prática pedagógica no sentido de adoção de melhorias na metodologia de ensino aplicada.

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Biografia do Autor

Agmar José de Jesus Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Químico Industrial e Licenciado em Química, Especialista em Processamento de Plásticos e Borrachas, Mestre e Doutor em Ciências em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Atua nas áreas de polímeros e aplicações, química, ensino de química, ensino de ciências, e ciência e engenharia de materiais.

Vera Sintia da Silva Egas, Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas (SEDUC/AM)

Licenciada em Química pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Especialista em Ensino de Química, Professora de Química da SEDUC Amazonas. 

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Publicado
16-03-2022
Como Citar
SILVA, A.; EGAS, V. S. Percepção da importância do uso de atividades experimentais na aprendizagem de química de um grupo de estudantes concluintes do ensino médio em uma escola pública em Tefé/AM. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 1, p. 209-234, 16 mar. 2022.