Contributos da abordagem dos saberes populares para o Ensino de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i4.11870

Palavras-chave:

Ensino de química, Saberes populares, Fermentação

Resumo

Este trabalho discute uma proposta implementada acerca dos saberes populares da produção de pão e vinho, em aulas de Química. A intervenção pedagógica foi desenvolvida com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Dom Pedrito-RS. Foram realizadas, distintas produções textuais, que permitiram a participação ativa dos estudantes. Aponta-se que os saberes populares articulados ao ensino de química, permitiram identificar indícios de apropriação da linguagem química, perceber a potencialidade do trabalho coletivo e ressignificar a prática pedagógica.

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Biografia do Autor

  • Laís Frantz de Faria

    Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Pampa, especialista em Atualização Pedagógica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduada em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente aposentada da rede particular de ensino e professora em exercício da rede pública de ensino do RS.

  • Renata Hernandez Lindemann, Universidade Federal do Pampa

    Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino, Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação, Bagé, RS, Brasil

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Publicado

20-06-2021

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

FRANTZ DE FARIA, Laís; MEDEIROS DA FONSECA, Eril; HERNANDEZ LINDEMANN, Renata. Contributos da abordagem dos saberes populares para o Ensino de Química. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 4, p. 336–348, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i4.11870. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11870. Acesso em: 1 abr. 2025.