Contributos da abordagem dos saberes populares para o Ensino de Química
Resumo
Este trabalho discute uma proposta implementada acerca dos saberes populares da produção de pão e vinho, em aulas de Química. A intervenção pedagógica foi desenvolvida com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Dom Pedrito-RS. Foram realizadas, distintas produções textuais, que permitiram a participação ativa dos estudantes. Aponta-se que os saberes populares articulados ao ensino de química, permitiram identificar indícios de apropriação da linguagem química, perceber a potencialidade do trabalho coletivo e ressignificar a prática pedagógica.
Downloads
Referências
CHASSOT, A. Saberes populares fazendo-se saberes escolares: uma alternativa para a alfabetização científica. In: V ANPED SUL: pesquisa em educação e compromisso social, 2004. p.11. Disponível em:
CHASSOT, A. Educação ComSciência. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2007.
CHASSOT, A. Sete escritos sobre educação e ciência. São Paulo: Cortez, 2008.
FERREIRA, L. C. et al. A obtenção artesanal do Tucupi: Saberes Populares e o Ensino de Química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 5, n. 1, p. 139-150, 2019.
FIGARO, A. K. O ensino de química e seminário integrado: valorizando a pesquisa do estudante a respeito dos saberes populares das plantas medicinais. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências - Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2015.
RESENDE, D. R.; CASTRO, R. C.; PINHEIRO, P. C. O saber popular nas aulas de Química: relatos de experiência envolvendo a produção de vinho de laranja e a sua interpretação no ensino médio. Química Nova na Escola, 03, 2010. Disponível em:
VENQUIARUTO, L. D.; DALLAGO, R. M.; DEL PINO, J. C. Saberes populares fazendo-se saberes escolares: um estudo envolvendo a produção artesanal do vinho. Revista ENCITEC, v. 4, n. 1, p. 62-73, 2014.
Copyright (c) 2021 Laís Frantz de Faria, Eril Medeiros da Fonseca, Renata Hernandez Lindemann
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.