Contributos da abordagem dos saberes populares para o Ensino de Química

  • Laís Frantz de Faria
  • Eril Medeiros da Fonseca Universidade Federal do Pampa
  • Renata Hernandez Lindemann Universidade Federal do Pampa https://orcid.org/0000-0001-5932-7807
Palavras-chave: Ensino de química, Saberes populares, Fermentação

Resumo

Este trabalho discute uma proposta implementada acerca dos saberes populares da produção de pão e vinho, em aulas de Química. A intervenção pedagógica foi desenvolvida com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Dom Pedrito-RS. Foram realizadas, distintas produções textuais, que permitiram a participação ativa dos estudantes. Aponta-se que os saberes populares articulados ao ensino de química, permitiram identificar indícios de apropriação da linguagem química, perceber a potencialidade do trabalho coletivo e ressignificar a prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís Frantz de Faria

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Pampa, especialista em Atualização Pedagógica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduada em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente aposentada da rede particular de ensino e professora em exercício da rede pública de ensino do RS.

Renata Hernandez Lindemann, Universidade Federal do Pampa

Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino, Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação, Bagé, RS, Brasil

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: . Acesso em: 22 mar. 2020.

CHASSOT, A. Saberes populares fazendo-se saberes escolares: uma alternativa para a alfabetização científica. In: V ANPED SUL: pesquisa em educação e compromisso social, 2004. p.11. Disponível em: . Acesso em: 09 mar. 2020.

CHASSOT, A. Educação ComSciência. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2007.

CHASSOT, A. Sete escritos sobre educação e ciência. São Paulo: Cortez, 2008.

FERREIRA, L. C. et al. A obtenção artesanal do Tucupi: Saberes Populares e o Ensino de Química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 5, n. 1, p. 139-150, 2019.

FIGARO, A. K. O ensino de química e seminário integrado: valorizando a pesquisa do estudante a respeito dos saberes populares das plantas medicinais. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências - Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2015.

RESENDE, D. R.; CASTRO, R. C.; PINHEIRO, P. C. O saber popular nas aulas de Química: relatos de experiência envolvendo a produção de vinho de laranja e a sua interpretação no ensino médio. Química Nova na Escola, 03, 2010. Disponível em: . Acesso em: 09 mar. 2020.

VENQUIARUTO, L. D.; DALLAGO, R. M.; DEL PINO, J. C. Saberes populares fazendo-se saberes escolares: um estudo envolvendo a produção artesanal do vinho. Revista ENCITEC, v. 4, n. 1, p. 62-73, 2014.
Publicado
20-06-2021
Como Citar
FRANTZ DE FARIA, L.; MEDEIROS DA FONSECA, E.; HERNANDEZ LINDEMANN, R. Contributos da abordagem dos saberes populares para o Ensino de Química. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 4, p. 336-348, 20 jun. 2021.
Seção
Relatos de Experiências