Representações de “insetos” por crianças do ensino fundamental e implicações para o diálogo nas aulas de ciências naturais

  • Pâmela Gisela Silva Araújo UFBA/UEFS
  • Geilsa Costa Santos Baptista UEFS
  • Eraldo Medeiros Costa Neto UEFS
Palavras-chave: Insetos, Mediações dialógicas, Representações

Resumo

Apresentamos os resultados de um estudo qualitativo que envolveu estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do povoado de Pedra Branca, município de Santa Terezinha, Bahia. O objetivo foi investigar como esses estudantes representam os insetos e quais as possíveis implicações para a aprendizagem sobre a biologia desses animais. A coleta de dados aconteceu através de desenhos esquemáticos acompanhados de textos explicativos elaborados pelos estudantes após escutarem a palavra “inseto” e as análises procederam indutivamente, tendo revelado que eles classificam os insetos como sendo animais de um modo geral (espécies da própria classe Insecta e de outros grupos, como crustáceos, mamíferos e peixes, entre outros). Essa classificação revela um ordenamento diferente do científico, podendo estar associado ao universo sociocultural dos estudantes, que se não for considerado nos métodos de ensino escolar, poderá dificultar uma compreensão científica adequada. Consideramos imperativo que os professores investiguem e compreendam os conhecimentos culturais dos estudantes para a promoção de diálogos com negociação de significados culturais e ampliação de conhecimentos que permitam a compreensão cientifica acerca da biologia dos insetos e sua importância ecológica nos diferentes ecossistemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pâmela Gisela Silva Araújo, UFBA/UEFS

Especialista em Citogenética humana e Biologia molecular (UCSal), Mestrado em andamento (UFBA/UEFS), professora de educação básica (Ciências) - Estado da Bahia e prefeitura de Salvador

Geilsa Costa Santos Baptista, UEFS

Doutora em Ensino, filosofia e história das ciências. Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Eraldo Medeiros Costa Neto, UEFS

Doutor em Ecologia e Recursos Naturais (UFSCar), Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Publicado
20-11-2020
Como Citar
ARAÚJO, P.; BAPTISTA, G.; COSTA NETO, E. Representações de “insetos” por crianças do ensino fundamental e implicações para o diálogo nas aulas de ciências naturais. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 4, p. 510-524, 20 nov. 2020.