Outubro Rosa e Ensino de Ciências na Educação do Campo

  • Edinalva Oliveira UFPR
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa, Teatro científico, Formação de professores

Resumo

O estudo descreve encaminhamentos adotados numa experiência de Estágio Supervisionado (Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza UFPR–Setor Litoral). O objetivo foi discutir o câncer considerando o ensino ciências, saúde e qualidade de vida. A prática desenvolvida no mês de outubro/2019, no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos, Adrianópolis. Oito etapas foram vivenciadas: Pesquisa - livros didáticos e internet, buscando subsídios sobre câncer, anatomia e fisiologia dos sistemas do corpo humano; Elaboração do Roteiro - para estruturar a apresentação teatral, resgatando os conteúdos ligados as ciências, valorizando alfabetização cientifica, o letramento científico e aliando a ludicidade; Montagem do Cenário - usando papelão, papel Kraft, papel crepom e outros materiais; Composição dos Personagens - adaptando fantoches e vestimentas; Apoio Logístico - cartazes, preparo do ambiente e gravação de áudios, conforme o roteiro; Ensaio - definição dos atores, leitura inicial e treino; Apresentação - para a comunidade escolar; e Roda de Conversa - culminância e reflexão, elencando os principais conceitos, habilidades e competências. O desencadeamento do processo, revelou evidências da apropriação de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, numa dimensão de aprendizagem significativa para os licenciandos em Educação do Campo e para os estudantes quilombolas desta comunidade escolar.

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Biografia do Autor

Edinalva Oliveira, UFPR

Doutorado em Ciências Biológicas (UFPR). Docente Metodologia do Ensino de Ciências e Estágio Supervisionado (UFPR)

Publicado
20-11-2020
Como Citar
OLIVEIRA, E. Outubro Rosa e Ensino de Ciências na Educação do Campo. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 4, p. 460-476, 20 nov. 2020.