O trabalho com etnopedologia, educação sobre solos e ensino de ciências da natureza no PIBID Educação do Campo da UFPR Litoral

Autores

  • Ehrick Eduardo Martins Melzer Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Gilson Walmor Dahmer Universidade Federal do Paraná (UFPR

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i4.11832

Palavras-chave:

Educação do Campo;, Ensino de Ciências;, ; Agroecologia;, Solo.

Resumo

Apresentamos neste trabalho o recorte em uma ação dentro do Núcleo de Iniciação à Docência (NID) do Programa Interinstitucional de Iniciação à Docência (PIBID), edição de 2018-2020, que ocorreu no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza (LECAMPO) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A referida ação embasou-se na construção coletiva com bolsistas e professores colaboradores de uma oficina sobre educação em solos denominada Solos ComCiência. O objetivo principal da ação foi mobilizar saberes camponeses sobre solos para dialogar com conhecimentos científicos buscando contextualizar conceitos de química e física e reforçar a importância dos solos na manutenção da vida e desenvolvimento da sociedade. Neste sentido, nosso objetivo é trazer um relato da construção desta ação e de seus resultados junto às comunidades escolares do Colégio Estadual do Campo Hiram Rolim Lamas (Antonina-PR) e Colégio Estadual do Campo Ilha das Peças (Guaraqueçaba-PR). Estas ações foram desenvolvidas em três momentos. O primeiro foi de planejamento da ação com o levantamento da demanda pelas unidades escolares em conversa com professores, estudantes e bolsistas nos dois colégios. O segundo momento foi com o desenvolvimento da oficina em um dia específico previsto pelas direções das escolas. No terceiro momento foi desenvolvido o trabalho pedagógico com os bolsistas e professores supervisores nas aulas de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia). Esta ação findou-se com uma palestra que foi ministrada sobre alimentação e segurança alimentar e a importância da agricultura agroecológica finalizando o processo pedagógico construído com as duas unidades escolares. Ressalta-se que a ação gerou reflexões, questionamentos e produtos pedagógicos elaborados coletivamente com as escolas tais como: sequências didáticas, maquete de experimentação para observar a infiltração e retenção de água no solo e um pôster sobre o tema em questão que atualmente fazem parte do acervo digital do PIBID Educação do Campo.

Downloads

Biografia do Autor

  • Ehrick Eduardo Martins Melzer, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

    Doutor em Educação (UFPR). Docente da Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza (LECAMPO) e Vice-coordenador da Licenciatura em Geografia (LIGEO) na UFPR LITORAL

  • Gilson Walmor Dahmer, Universidade Federal do Paraná (UFPR

    Doutor em Ciências do Solo (UFPR), Coordenador da Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza (LECAMPO). Docente no curso de Tecnológo em Agroecologia da UFPR LITORAL

Downloads

Publicado

20-11-2020

Como Citar

MARTINS MELZER, Ehrick Eduardo; DAHMER, Gilson Walmor. O trabalho com etnopedologia, educação sobre solos e ensino de ciências da natureza no PIBID Educação do Campo da UFPR Litoral. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 3, n. 4, p. 491–509, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i4.11832. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11832. Acesso em: 1 abr. 2025.