O trabalho com etnopedologia, educação sobre solos e ensino de ciências da natureza no PIBID Educação do Campo da UFPR Litoral

  • Ehrick Eduardo Martins Melzer Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Gilson Walmor Dahmer Universidade Federal do Paraná (UFPR
Palavras-chave: Educação do Campo;, Ensino de Ciências;, ; Agroecologia;, Solo.

Resumo

Apresentamos neste trabalho o recorte em uma ação dentro do Núcleo de Iniciação à Docência (NID) do Programa Interinstitucional de Iniciação à Docência (PIBID), edição de 2018-2020, que ocorreu no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza (LECAMPO) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A referida ação embasou-se na construção coletiva com bolsistas e professores colaboradores de uma oficina sobre educação em solos denominada Solos ComCiência. O objetivo principal da ação foi mobilizar saberes camponeses sobre solos para dialogar com conhecimentos científicos buscando contextualizar conceitos de química e física e reforçar a importância dos solos na manutenção da vida e desenvolvimento da sociedade. Neste sentido, nosso objetivo é trazer um relato da construção desta ação e de seus resultados junto às comunidades escolares do Colégio Estadual do Campo Hiram Rolim Lamas (Antonina-PR) e Colégio Estadual do Campo Ilha das Peças (Guaraqueçaba-PR). Estas ações foram desenvolvidas em três momentos. O primeiro foi de planejamento da ação com o levantamento da demanda pelas unidades escolares em conversa com professores, estudantes e bolsistas nos dois colégios. O segundo momento foi com o desenvolvimento da oficina em um dia específico previsto pelas direções das escolas. No terceiro momento foi desenvolvido o trabalho pedagógico com os bolsistas e professores supervisores nas aulas de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia). Esta ação findou-se com uma palestra que foi ministrada sobre alimentação e segurança alimentar e a importância da agricultura agroecológica finalizando o processo pedagógico construído com as duas unidades escolares. Ressalta-se que a ação gerou reflexões, questionamentos e produtos pedagógicos elaborados coletivamente com as escolas tais como: sequências didáticas, maquete de experimentação para observar a infiltração e retenção de água no solo e um pôster sobre o tema em questão que atualmente fazem parte do acervo digital do PIBID Educação do Campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ehrick Eduardo Martins Melzer, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Educação (UFPR). Docente da Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza (LECAMPO) e Vice-coordenador da Licenciatura em Geografia (LIGEO) na UFPR LITORAL

Gilson Walmor Dahmer, Universidade Federal do Paraná (UFPR

Doutor em Ciências do Solo (UFPR), Coordenador da Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza (LECAMPO). Docente no curso de Tecnológo em Agroecologia da UFPR LITORAL

Publicado
20-11-2020
Como Citar
MARTINS MELZER, E.; DAHMER, G. O trabalho com etnopedologia, educação sobre solos e ensino de ciências da natureza no PIBID Educação do Campo da UFPR Litoral. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 4, p. 491-509, 20 nov. 2020.