O ensino por investigação na escola do campo: uma relação entre as plantas medicinais e saúde

Autores

  • Maíra Gaigher Zetóles UFES
  • Patricia Silveira da Silva Trazzi UFES

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i4.11831

Palavras-chave:

Ensino por investigação, Educação do Campo, Ensino de Ciências

Resumo

Neste artigo buscamos descrever a construção de uma atividade investigativa com o Tema Gerador “A saúde” realizada junto a uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola agrícola do Estado do Espírito Santo que tem a “Pedagogia da Alternância” como princípio educativo. A pesquisa, de cunho qualitativo, contou com o aporte metodológico da pesquisa participante. O processo de produção de dados ocorreu por meio de observações da professora pesquisadora com registro em diário de campo e material escrito produzido pelos estudantes. Os dados foram analisados a partir dos pressupostos do ensino por investigação. Como resultados, observamos que a atividade promoveu o engajamento dos educandos em uma investigação propiciando um maior aprofundamento sobre as plantas medicinais.

Downloads

Biografia do Autor

  • Maíra Gaigher Zetóles, UFES

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (UFES). Professora da Escola Família Agrícola de Olivânia- Anchieta- ES.

  • Patricia Silveira da Silva Trazzi, UFES

    Doutora em Educação (UFES). Professora Adjunta no Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais (UFES). Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (UFES)

Downloads

Publicado

20-11-2020

Como Citar

ZETÓLES, Maíra Gaigher; TRAZZI, Patricia Silveira da Silva. O ensino por investigação na escola do campo: uma relação entre as plantas medicinais e saúde. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 3, n. 4, p. 477–490, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i4.11831. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11831. Acesso em: 1 abr. 2025.