O ensino por investigação na escola do campo: uma relação entre as plantas medicinais e saúde

  • Maíra Gaigher Zetóles UFES
  • Patricia Silveira da Silva Trazzi UFES
Palavras-chave: Ensino por investigação, Educação do Campo, Ensino de Ciências

Resumo

Neste artigo buscamos descrever a construção de uma atividade investigativa com o Tema Gerador “A saúde” realizada junto a uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola agrícola do Estado do Espírito Santo que tem a “Pedagogia da Alternância” como princípio educativo. A pesquisa, de cunho qualitativo, contou com o aporte metodológico da pesquisa participante. O processo de produção de dados ocorreu por meio de observações da professora pesquisadora com registro em diário de campo e material escrito produzido pelos estudantes. Os dados foram analisados a partir dos pressupostos do ensino por investigação. Como resultados, observamos que a atividade promoveu o engajamento dos educandos em uma investigação propiciando um maior aprofundamento sobre as plantas medicinais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Gaigher Zetóles, UFES

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (UFES). Professora da Escola Família Agrícola de Olivânia- Anchieta- ES.

Patricia Silveira da Silva Trazzi, UFES

Doutora em Educação (UFES). Professora Adjunta no Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais (UFES). Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (UFES)

Publicado
20-11-2020
Como Citar
ZETÓLES, M.; TRAZZI, P. O ensino por investigação na escola do campo: uma relação entre as plantas medicinais e saúde. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 4, p. 477-490, 20 nov. 2020.