O uso da Facilitação Gráfica como recurso potencialmente significativo no ensino de Ciências: uma proposta que envolve a agrobiodiversidade dos quintais

  • Cristiane Lopes Rocha de Oliveira Universidade Federal de Viçosa
  • Ramon da Silva Teixeira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Fernanda Maria Coutinho de Andrade Universidade Federal de Viçosa
  • Sara Gonçalves Barbosa Universidade Federal de Viçosa
  • Glauber Cardoso Guimarães Universidade Federal de Viçosa
Palavras-chave: Educação do Campo;, Quintais;, Ensino de Ciências;, Facilitação Gráfica.

Resumo

A Educação do Campo prioriza o ensino de qualidade e defende o respeito às especificidades dos sujeitos e dos seus territórios. Sob essa perspectiva, a disciplina de Ciências apresenta desafios em sua prática, já que exige conhecimentos e ferramentas adequadas de intervenção, no intuito de avalizar significações sociais, políticas, econômicas e culturais. Em busca de atender às referidas expectativas, descrevemos o presente relato de experiência, desenvolvido a partir da temática “Quintais”, com ações que envolvem o ensino de Ciências (foco em Agroecologia) e que utilizam, como recurso pedagógico, a Facilitação Gráfica. Assim, destacamos uma proposta pedagógica motivadora e participativa, havendo grande satisfação por parte dos envolvidos, além de possibilitar reflexões sobre a produção de conhecimentos, que, por sua vez, visa superar a educação fragmentada e descontextualizada. Ainda, salientamos certas significações acerca do papel do docente, da importância da Agroecologia e da valorização do campo.

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Biografia do Autor

Cristiane Lopes Rocha de Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Mestrado em Química (UFJF). Professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Ramon da Silva Teixeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Antropologia Social (Museu Nacional/UFRJ).

Fernanda Maria Coutinho de Andrade, Universidade Federal de Viçosa

Doutorado em Fitotecnia: Produção Vegetal (UFV). Professora do Curso de Educação do Campo da Universidade Federal do Pará (UFV).

Sara Gonçalves Barbosa, Universidade Federal de Viçosa

Mestranda em Genética e Melhoramento (UFV). Graduada em Ciências Biológicas (UFV).

Glauber Cardoso Guimarães, Universidade Federal de Viçosa

Graduação em Geografia (UFV)

Publicado
20-11-2020
Como Citar
LOPES ROCHA DE OLIVEIRA, C.; DA SILVA TEIXEIRA, R.; COUTINHO DE ANDRADE, F.; GONÇALVES BARBOSA, S.; CARDOSO GUIMARÃES, G. O uso da Facilitação Gráfica como recurso potencialmente significativo no ensino de Ciências: uma proposta que envolve a agrobiodiversidade dos quintais. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 4, p. 437-447, 20 nov. 2020.