O uso da Facilitação Gráfica como recurso potencialmente significativo no ensino de Ciências: uma proposta que envolve a agrobiodiversidade dos quintais

Autores

  • Cristiane Lopes Rocha de Oliveira Universidade Federal de Viçosa
  • Ramon da Silva Teixeira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Fernanda Maria Coutinho de Andrade Universidade Federal de Viçosa
  • Sara Gonçalves Barbosa Universidade Federal de Viçosa
  • Glauber Cardoso Guimarães Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i4.11829

Palavras-chave:

Educação do Campo;, Quintais;, Ensino de Ciências;, Facilitação Gráfica.

Resumo

A Educação do Campo prioriza o ensino de qualidade e defende o respeito às especificidades dos sujeitos e dos seus territórios. Sob essa perspectiva, a disciplina de Ciências apresenta desafios em sua prática, já que exige conhecimentos e ferramentas adequadas de intervenção, no intuito de avalizar significações sociais, políticas, econômicas e culturais. Em busca de atender às referidas expectativas, descrevemos o presente relato de experiência, desenvolvido a partir da temática “Quintais”, com ações que envolvem o ensino de Ciências (foco em Agroecologia) e que utilizam, como recurso pedagógico, a Facilitação Gráfica. Assim, destacamos uma proposta pedagógica motivadora e participativa, havendo grande satisfação por parte dos envolvidos, além de possibilitar reflexões sobre a produção de conhecimentos, que, por sua vez, visa superar a educação fragmentada e descontextualizada. Ainda, salientamos certas significações acerca do papel do docente, da importância da Agroecologia e da valorização do campo.

Downloads

Biografia do Autor

  • Cristiane Lopes Rocha de Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

    Mestrado em Química (UFJF). Professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

  • Ramon da Silva Teixeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Mestre em Antropologia Social (Museu Nacional/UFRJ).

  • Fernanda Maria Coutinho de Andrade, Universidade Federal de Viçosa

    Doutorado em Fitotecnia: Produção Vegetal (UFV). Professora do Curso de Educação do Campo da Universidade Federal do Pará (UFV).

  • Sara Gonçalves Barbosa, Universidade Federal de Viçosa

    Mestranda em Genética e Melhoramento (UFV). Graduada em Ciências Biológicas (UFV).

  • Glauber Cardoso Guimarães, Universidade Federal de Viçosa

    Graduação em Geografia (UFV)

Downloads

Publicado

20-11-2020

Como Citar

LOPES ROCHA DE OLIVEIRA, Cristiane; DA SILVA TEIXEIRA, Ramon; COUTINHO DE ANDRADE, Fernanda Maria; GONÇALVES BARBOSA, Sara; CARDOSO GUIMARÃES, Glauber. O uso da Facilitação Gráfica como recurso potencialmente significativo no ensino de Ciências: uma proposta que envolve a agrobiodiversidade dos quintais. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 3, n. 4, p. 437–447, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i4.11829. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11829. Acesso em: 1 abr. 2025.