A poesia e o ensino de Ciências Naturais em escolas do campo: fronteiras entre a criatividade e o desenvolvimento de estratégias metodológicas

Autores

  • Raimunda Alves Melo UFPI
  • Antônio José Pereira Nunes UFPI
  • Francisco Renato Lima UFPI/UEMA

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i4.11828

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Poesia, Criatividade, Estratégias metodológicas, Escola do Campo

Resumo

O presente estudo objetiva analisar a utilização de poesia como estratégia metodológica para o ensino de Ciências Naturais em escolas do campo. Do ponto de vista didático-metodológico, constitui uma fronteira de mediação da aprendizagem entre docente e discente, por meio do desenvolvimento de práticas pedagógicas mais ativas e que favoreçam a formação de um espírito científico no percurso de aprendizagem escolar. Recorreu-se às abordagens teóricas propostas por Morais (1996), Moreira (2002), Gebara (2011; 2012), Sánchez (2013), entre outros; além do desenvolvimento de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica (GIL, 2010), que envolve o planejamento e interferência no contexto escolar, destinada a produzir avanços e melhorias nos processos de aprendizagem dos sujeitos. Os dados foram produzidos por meio da participação de estudantes do 6º e 8º ano do Ensino Fundamental em duas oficinas de produção de poesias. Os resultados apontam que a utilização de poesia constitui uma estratégia metodológica criativa e eficaz para o ensino de Ciências Naturais em escolas do campo, para a aprendizagem dos conhecimentos desse componente curricular, e também, uma alternativa que se mostra positiva, pois auxilia no desenvolvimento e na formação cultural dos alunos, uma vez que apenas as estratégias tradicionais não são suficientes para tal objetivo.

Downloads

Biografia do Autor

  • Raimunda Alves Melo, UFPI

    Doutora em Educação (UFPI). Professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

  • Antônio José Pereira Nunes, UFPI

    Graduado em Educação do Campo - Ciências da Natureza (UFPI)

  • Francisco Renato Lima, UFPI/UEMA

    Mestre em Letras - Estudos da Linguagem (UFPI). Professor formador na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e professor substituto na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Downloads

Publicado

20-11-2020

Como Citar

MELO, Raimunda Alves; NUNES, Antônio José Pereira; LIMA, Francisco Renato. A poesia e o ensino de Ciências Naturais em escolas do campo: fronteiras entre a criatividade e o desenvolvimento de estratégias metodológicas. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 3, n. 4, p. 417–436, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i4.11828. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11828. Acesso em: 1 abr. 2025.