A poesia e o ensino de Ciências Naturais em escolas do campo: fronteiras entre a criatividade e o desenvolvimento de estratégias metodológicas

  • Raimunda Alves Melo UFPI
  • Antônio José Pereira Nunes UFPI
  • Francisco Renato Lima UFPI/UEMA
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Poesia, Criatividade, Estratégias metodológicas, Escola do Campo

Resumo

O presente estudo objetiva analisar a utilização de poesia como estratégia metodológica para o ensino de Ciências Naturais em escolas do campo. Do ponto de vista didático-metodológico, constitui uma fronteira de mediação da aprendizagem entre docente e discente, por meio do desenvolvimento de práticas pedagógicas mais ativas e que favoreçam a formação de um espírito científico no percurso de aprendizagem escolar. Recorreu-se às abordagens teóricas propostas por Morais (1996), Moreira (2002), Gebara (2011; 2012), Sánchez (2013), entre outros; além do desenvolvimento de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica (GIL, 2010), que envolve o planejamento e interferência no contexto escolar, destinada a produzir avanços e melhorias nos processos de aprendizagem dos sujeitos. Os dados foram produzidos por meio da participação de estudantes do 6º e 8º ano do Ensino Fundamental em duas oficinas de produção de poesias. Os resultados apontam que a utilização de poesia constitui uma estratégia metodológica criativa e eficaz para o ensino de Ciências Naturais em escolas do campo, para a aprendizagem dos conhecimentos desse componente curricular, e também, uma alternativa que se mostra positiva, pois auxilia no desenvolvimento e na formação cultural dos alunos, uma vez que apenas as estratégias tradicionais não são suficientes para tal objetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimunda Alves Melo, UFPI

Doutora em Educação (UFPI). Professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Antônio José Pereira Nunes, UFPI

Graduado em Educação do Campo - Ciências da Natureza (UFPI)

Francisco Renato Lima, UFPI/UEMA

Mestre em Letras - Estudos da Linguagem (UFPI). Professor formador na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e professor substituto na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Publicado
20-11-2020
Como Citar
MELO, R.; NUNES, A.; LIMA, F. A poesia e o ensino de Ciências Naturais em escolas do campo: fronteiras entre a criatividade e o desenvolvimento de estratégias metodológicas. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 4, p. 417-436, 20 nov. 2020.