Estufa com aquecimento suplementar: um estudo avaliativo para agricultura familiar a partir da compostagem sustentável de pelos e estercos

  • Aldeni Melo de Oliveira UNIVATES
  • Giovanne Tavares Ferreira UEAP
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen UNIVATES
Palavras-chave: Agricultura, Compostagem, Energia limpa

Resumo

Este artigo analisou a problemática do destino dado aos pelos e estercos de gatos e cães domésticos e a produção de energia elétrica alternativa. Compreende-se que esta investigação apresenta responsabilidade sustentável nessa ação, por propor ideias alternativas e inovadoras para utilização de pelos e estercos liberados por animais que se encontram em muitas residências, como adubo fertilizante e substrato especial para o processo de agricultura sustentável. Objetivou-se neste estudo, construir uma composteira com técnicas sustentáveis, que permita transformar pelos e estercos de gatos e cães em matéria orgânica com fins agrícola, e gerar energia fotovoltaica. Metodologicamente, apresentou uma abordagem quali-quantitativa, com caráter descritivo e exploratório. A investigação ocorreu com alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II em uma escola estadual do município de Macapá/AP. Foi analisada a construção de estufa com aquecimento suplementar e observação do crescimento de alface. A estufa permitiu o aquecimento e a utilização dos resíduos orgânicos em seu local de produção. Foi obtida nova forma de aproveitamentos de pelos e estercos de gato e cães, com energia fotovoltaica como fruto de técnicas sustentáveis, resolvendo uma questão socioambiental, com a apropriação de diferentes olhares para tais resíduos, com sensibilidade ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldeni Melo de Oliveira, UNIVATES

Doutor em Ensino (Univates). Professor e Formador da rede estadual de ensino do Amapá.

Giovanne Tavares Ferreira, UEAP

Graduando em Licenciatura em Letras/Inglês (UEAP)

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, UNIVATES

Doutora em Ciências: Ecologia (UFRGS). Professora do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde da UNIVATES. Está vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) e Ensino de Ciências Exatas (PPGECE), ambos no mestrado e doutorado.

Publicado
20-11-2020
Como Citar
OLIVEIRA, A.; FERREIRA, G.; STROHSCHOEN, A. Estufa com aquecimento suplementar: um estudo avaliativo para agricultura familiar a partir da compostagem sustentável de pelos e estercos. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 4, p. 400-416, 20 nov. 2020.