Investigação Temática Freireana e o Ensino de Ciências no Assentamento Nova Santo Inácio Ranchinho

Autores

  • Vitória Costa de Assis UFTM
  • Laís de Souza Rédua UFTM
  • Danilo Seithi Kato UFTM

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i4.11823

Palavras-chave:

Educação do Campo, Escola do Campo, Ensino de Ciências

Resumo

Modelos educacionais utilizados atualmente seguem uma tendência de homogeneização cultural que desconsidera a diversidade étnica, territorial e cultural na qual os sujeitos estão inseridos. Nesse sentido, um trabalho de conclusão de curso se orientou a partir da seguinte questão: Quais contradições vividas e percebidas no contexto de uma escola do campo podem ser mobilizadas a partir do ensino de ciências? Sendo assim, o objetivo deste trabalho consiste em mobilizar a realidade de uma escola do campo do município de Campo Florido - MG com temas geradores que oportunizam uma educação crítica para o ensino de ciências e para uma leitura de mundo que consiga articular avanços frente às situações limites e contraditórias locais. Foi desenvolvido a partir dos princípios da pesquisa-ação, sendo adotado o modelo teórico-metodológico da investigação temática freireana para construção de quatro ações pedagógicas das quais participaram alunas e alunos da Educação para Jovens e Adultos – EJA da escola localizada no assentamento Nova Santo Inácio Ranchinho e que atende à comunidade. A dialogicidade imbricada no processo suscitou discussões acerca dos modelos de produção, memórias dos assentados e desafios vivenciados pela comunidade. Os conflitos socioambientais surgiram como temas geradores, acentuados principalmente pela disputa pelo território, que inclui não somente a propriedade da terra, mas as relações com a natureza, culturais e de trabalho desenvolvidas pela comunidade configurando uma situação limite. A construção de processos educativos para o ensino de ciências pelas relações estabelecidas na comunidade aponta a memória biocultural dos assentados e assentadas fundamental para articular estes elementos em contraponto ao currículo alinhado com a lógica de grandes transnacionais de commodidities.

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Biografia do Autor

  • Vitória Costa de Assis, UFTM

    Mestranda em Educação (UFTM). Bolsista CAPES.

  • Laís de Souza Rédua, UFTM

    Doutoranda em Educação, linha de formação de professores e ensino de ciências. Docente na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

  • Danilo Seithi Kato, UFTM

    Doutor em Educação Escolar, linha de formação de professores. Docente na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

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Publicado

20-11-2020

Como Citar

ASSIS, Vitória Costa de; RÉDUA, Laís de Souza; KATO, Danilo Seithi. Investigação Temática Freireana e o Ensino de Ciências no Assentamento Nova Santo Inácio Ranchinho. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 3, n. 4, p. 341–360, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i4.11823. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11823. Acesso em: 1 abr. 2025.