Investigação Temática Freireana e o Ensino de Ciências no Assentamento Nova Santo Inácio Ranchinho

  • Vitória Costa de Assis UFTM
  • Laís de Souza Rédua UFTM
  • Danilo Seithi Kato UFTM
Palavras-chave: Educação do Campo, Escola do Campo, Ensino de Ciências

Resumo

Modelos educacionais utilizados atualmente seguem uma tendência de homogeneização cultural que desconsidera a diversidade étnica, territorial e cultural na qual os sujeitos estão inseridos. Nesse sentido, um trabalho de conclusão de curso se orientou a partir da seguinte questão: Quais contradições vividas e percebidas no contexto de uma escola do campo podem ser mobilizadas a partir do ensino de ciências? Sendo assim, o objetivo deste trabalho consiste em mobilizar a realidade de uma escola do campo do município de Campo Florido - MG com temas geradores que oportunizam uma educação crítica para o ensino de ciências e para uma leitura de mundo que consiga articular avanços frente às situações limites e contraditórias locais. Foi desenvolvido a partir dos princípios da pesquisa-ação, sendo adotado o modelo teórico-metodológico da investigação temática freireana para construção de quatro ações pedagógicas das quais participaram alunas e alunos da Educação para Jovens e Adultos – EJA da escola localizada no assentamento Nova Santo Inácio Ranchinho e que atende à comunidade. A dialogicidade imbricada no processo suscitou discussões acerca dos modelos de produção, memórias dos assentados e desafios vivenciados pela comunidade. Os conflitos socioambientais surgiram como temas geradores, acentuados principalmente pela disputa pelo território, que inclui não somente a propriedade da terra, mas as relações com a natureza, culturais e de trabalho desenvolvidas pela comunidade configurando uma situação limite. A construção de processos educativos para o ensino de ciências pelas relações estabelecidas na comunidade aponta a memória biocultural dos assentados e assentadas fundamental para articular estes elementos em contraponto ao currículo alinhado com a lógica de grandes transnacionais de commodidities.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitória Costa de Assis, UFTM

Mestranda em Educação (UFTM). Bolsista CAPES.

Laís de Souza Rédua, UFTM

Doutoranda em Educação, linha de formação de professores e ensino de ciências. Docente na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Danilo Seithi Kato, UFTM

Doutor em Educação Escolar, linha de formação de professores. Docente na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Publicado
20-11-2020
Como Citar
ASSIS, V.; RÉDUA, L.; KATO, D. Investigação Temática Freireana e o Ensino de Ciências no Assentamento Nova Santo Inácio Ranchinho. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 4, p. 341-360, 20 nov. 2020.