Os saberes das águas no ensino de ciências: intertrocas de conhecimentos e pessoas
Resumo
: O artigo discute os ‘saberes das águas’ no ensino de ciências na rede municipal de ensino do Acará (PA), considerando as intertrocas socioculturais, os aprendizados do cotidiano e as relações que estabelecem no espaço das águas por moradores residentes às margens do rio Acará. Trata-se de uma pesquisa em andamento, balizada por estabelecer relações entre os saberes das águas e possíveis temáticas a serem trabalhadas no ensino de ciências. O estudo de caráter qualitativo, cujos procedimentos metodológicos envolvem observação participante, entrevistas e registros do cotidiano do entorno do rio Acará junto aos sujeitos envolvidos. Soma-se, ainda, o estudo bibliográfico a partir de Brandão (2007), Freire (1996), Diegues (2007), Castro (1998) e Sasseron (2017). São notórias as formas funcionais de movimentação dos sujeitos com as águas em suas vivências, sugerindo-nos intertrocas teóricas e metodológicas de produção de conhecimento. Como resultados parciais, é possível sinalizar que os saberes das águas são de ordem prática na vida dos sujeitos e, simultaneamente, relacionam-se com conhecimentos escolares, sendo uma oportunidade de estudo dos aspectos culturais e ambientais do lugar, a partir dos aprendizados dessa movimentação cotidiana que circulam nesse espaço.
Downloads
Copyright (c) 2020 Eliene da Silva Alves, Eliana Campos Pojo Toutonge

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.