Os saberes das águas no ensino de ciências: intertrocas de conhecimentos e pessoas

  • Eliene da Silva Alves Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade de Etnodiversidade
  • Eliana Campos Pojo Toutonge Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade de Educação e Ciências Sociais
Palavras-chave: Saberes locais e escolares., Vivências., Intertrocas., Rio Acará (PA).

Resumo

:  O artigo discute os ‘saberes das águas’ no ensino de ciências na rede municipal de ensino do Acará (PA), considerando as intertrocas socioculturais, os aprendizados do cotidiano e as relações que estabelecem no espaço das águas por moradores residentes às margens do rio Acará. Trata-se de uma pesquisa em andamento, balizada por estabelecer relações entre os saberes das águas e possíveis temáticas a serem trabalhadas no ensino de ciências. O estudo de caráter qualitativo, cujos procedimentos metodológicos envolvem observação participante, entrevistas e registros do cotidiano do entorno do rio Acará junto aos sujeitos envolvidos. Soma-se, ainda, o estudo bibliográfico a partir de Brandão (2007), Freire (1996), Diegues (2007), Castro (1998) e Sasseron (2017). São notórias as formas funcionais de movimentação dos sujeitos com as águas em suas vivências, sugerindo-nos intertrocas teóricas e metodológicas de produção de conhecimento. Como resultados parciais, é possível sinalizar que os saberes das águas são de ordem prática na vida dos sujeitos e, simultaneamente, relacionam-se com conhecimentos escolares, sendo uma oportunidade de estudo dos aspectos culturais e ambientais do lugar, a partir dos aprendizados dessa movimentação cotidiana que circulam nesse espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliene da Silva Alves, Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade de Etnodiversidade

Discente do curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Ensino de Ciências da Natureza em Territórios Educacionais da Transamazônica e Xingu, Faculdade de Etnodiversidade (UFPA)

Eliana Campos Pojo Toutonge, Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade de Educação e Ciências Sociais

Doutora em Ciências Sociais (Unicamp). Docente da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus Universitário de Abaetetuba

Publicado
20-11-2020
Como Citar
DA SILVA ALVES, E.; CAMPOS POJO TOUTONGE, E. Os saberes das águas no ensino de ciências: intertrocas de conhecimentos e pessoas. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 4, p. 286-302, 20 nov. 2020.