Os saberes das águas no ensino de ciências: intertrocas de conhecimentos e pessoas

Autores

  • Eliene da Silva Alves Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade de Etnodiversidade
  • Eliana Campos Pojo Toutonge Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade de Educação e Ciências Sociais

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i4.11822

Palavras-chave:

Saberes locais e escolares., Vivências., Intertrocas., Rio Acará (PA).

Resumo

:  O artigo discute os ‘saberes das águas’ no ensino de ciências na rede municipal de ensino do Acará (PA), considerando as intertrocas socioculturais, os aprendizados do cotidiano e as relações que estabelecem no espaço das águas por moradores residentes às margens do rio Acará. Trata-se de uma pesquisa em andamento, balizada por estabelecer relações entre os saberes das águas e possíveis temáticas a serem trabalhadas no ensino de ciências. O estudo de caráter qualitativo, cujos procedimentos metodológicos envolvem observação participante, entrevistas e registros do cotidiano do entorno do rio Acará junto aos sujeitos envolvidos. Soma-se, ainda, o estudo bibliográfico a partir de Brandão (2007), Freire (1996), Diegues (2007), Castro (1998) e Sasseron (2017). São notórias as formas funcionais de movimentação dos sujeitos com as águas em suas vivências, sugerindo-nos intertrocas teóricas e metodológicas de produção de conhecimento. Como resultados parciais, é possível sinalizar que os saberes das águas são de ordem prática na vida dos sujeitos e, simultaneamente, relacionam-se com conhecimentos escolares, sendo uma oportunidade de estudo dos aspectos culturais e ambientais do lugar, a partir dos aprendizados dessa movimentação cotidiana que circulam nesse espaço.

Downloads

Biografia do Autor

  • Eliene da Silva Alves, Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade de Etnodiversidade

    Discente do curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Ensino de Ciências da Natureza em Territórios Educacionais da Transamazônica e Xingu, Faculdade de Etnodiversidade (UFPA)

  • Eliana Campos Pojo Toutonge, Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade de Educação e Ciências Sociais

    Doutora em Ciências Sociais (Unicamp). Docente da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus Universitário de Abaetetuba

Downloads

Publicado

20-11-2020

Como Citar

DA SILVA ALVES, Eliene; CAMPOS POJO TOUTONGE, Eliana. Os saberes das águas no ensino de ciências: intertrocas de conhecimentos e pessoas. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 3, n. 4, p. 286–302, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i4.11822. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11822. Acesso em: 1 abr. 2025.