Potencialidades para o desenvolvimento da política pública de Educação do Campo no território catarinense

  • Rosimari de Fatima Cubas Blaka UnC
  • Maria Luiza Milani UnC
Palavras-chave: Políticas Públicas, Educação do Campo, Território Catarinense

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar subsídios que evidenciem as potencialidades socioeconômicas, para a implementação e/ou implantação da Política Pública de Educação do Campo nas seis mesorregiões do Estado de Santa Catarina, utilizando-se como referência a experiência de Canoinhas-SC. A pesquisa foi desenvolvida de forma bibliográfica e documental,  com base em um estudo de caso sobre a Educação do Campo no município de Canoinhas-SC (mesorregião do Planalto Norte Catarinense). Nesse caso estudado, constata-se que as práticas pedagógicas são desenvolvidas pelo Programa Interdisciplinar de Educação do Campo, uma política pública local. Os dados e indicadores estudados do Estado de Santa Catarina apresentam potencialidades de implementação da Política Pública de Educação do Campo, devido a sua representatividade econômica, ocupando o 9.º lugar de maior faturamento do Brasil no setor agrícola. A relevância dessa modalidade de ensino, integra-se à Educação Ambiental como formação humana permanente numa ação de construção interdisciplinar do conhecimento, vinculada ao pensamento pedagógico contemporâneo da Ecoformação. Mediante o contexto social e as características produtivas e econômicas de Santa Catarina, a Educação do Campo pode oportunizar o desenvolvimento de propostas pedagógicas que contemplem a diversidade nos seus diferentes contextos, integradas ao currículo escolar. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosimari de Fatima Cubas Blaka, UnC

Mestre em Desenvolvimento Regional (PMDR/UnC). Profissional de carreira na Secretaria Municipal de Educação de Canoinhas/SC. Docente e coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UnC – Campus Canoinhas/SC.

Maria Luiza Milani, UnC

Doutora em Serviço Social, Políticas Sociais e Movimentos Sociais (PUCSP). Docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC),

Publicado
20-11-2020
Como Citar
BLAKA, R.; MILANI, M. Potencialidades para o desenvolvimento da política pública de Educação do Campo no território catarinense. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 4, p. 232-251, 20 nov. 2020.