Potencialidades para o desenvolvimento da política pública de Educação do Campo no território catarinense

Autores

  • Rosimari de Fatima Cubas Blaka UnC
  • Maria Luiza Milani UnC

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i4.11819

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação do Campo, Território Catarinense

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar subsídios que evidenciem as potencialidades socioeconômicas, para a implementação e/ou implantação da Política Pública de Educação do Campo nas seis mesorregiões do Estado de Santa Catarina, utilizando-se como referência a experiência de Canoinhas-SC. A pesquisa foi desenvolvida de forma bibliográfica e documental,  com base em um estudo de caso sobre a Educação do Campo no município de Canoinhas-SC (mesorregião do Planalto Norte Catarinense). Nesse caso estudado, constata-se que as práticas pedagógicas são desenvolvidas pelo Programa Interdisciplinar de Educação do Campo, uma política pública local. Os dados e indicadores estudados do Estado de Santa Catarina apresentam potencialidades de implementação da Política Pública de Educação do Campo, devido a sua representatividade econômica, ocupando o 9.º lugar de maior faturamento do Brasil no setor agrícola. A relevância dessa modalidade de ensino, integra-se à Educação Ambiental como formação humana permanente numa ação de construção interdisciplinar do conhecimento, vinculada ao pensamento pedagógico contemporâneo da Ecoformação. Mediante o contexto social e as características produtivas e econômicas de Santa Catarina, a Educação do Campo pode oportunizar o desenvolvimento de propostas pedagógicas que contemplem a diversidade nos seus diferentes contextos, integradas ao currículo escolar. 

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Biografia do Autor

  • Rosimari de Fatima Cubas Blaka, UnC

    Mestre em Desenvolvimento Regional (PMDR/UnC). Profissional de carreira na Secretaria Municipal de Educação de Canoinhas/SC. Docente e coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UnC – Campus Canoinhas/SC.

  • Maria Luiza Milani, UnC

    Doutora em Serviço Social, Políticas Sociais e Movimentos Sociais (PUCSP). Docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC),

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Publicado

20-11-2020

Como Citar

BLAKA, Rosimari de Fatima Cubas; MILANI, Maria Luiza. Potencialidades para o desenvolvimento da política pública de Educação do Campo no território catarinense. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 3, n. 4, p. 232–251, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i4.11819. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11819. Acesso em: 1 abr. 2025.