O estágio obrigatório na formação inicial de educadores do campo: desafios e possibilidades a partir da área de conhecimento no ensino de ciências

  • Rosiclei Vorel UFSC
  • Magdielly Kedma Taborda de Lima Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • Marcelo Gules Borges Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Palavras-chave: Educação do Campo;, Estágio;, Ensino de Ciências;, Área de Conhecimento.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo propor reflexões sobre os estágios obrigatórios nas licenciaturas em Educação do Campo (EC) na área de Ciências da Natureza, a partir da experiência de duas estudantes egressas e um docente do curso da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Discute-se as condições e condicionantes dessa licenciatura na organização e na prática dos estágios em escolas do campo, considerando a organização curricular por área de conhecimento e a alternância pedagógica. Descrevemos e refletimos sobre as especificidades, os desafios e as possibilidades encontrados durante atuação e a formação inicial no curso. Como se estabelece a relação entre área de conhecimento, alternância, ensino de ciências e Educação do Campo? Do ponto de vista metodológico, o artigo reúne a revisão bibliográfica sobre o tema e as narrativas dos autores a partir de experiências em diferentes espaços escolares nas práticas de estágio obrigatório. Através das descrições e análises repensamos o papel da prática dos estágios e o compromisso de um ensino e aprendizagem das ciências que considere a diversidade e a agroecologia, a realidade como base de estudo e ação, e, a problematização como exercício crítico na licenciatura em Educação do Campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosiclei Vorel, UFSC

Graduada em Educação do Campo (UFSC)

Magdielly Kedma Taborda de Lima, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Graduada em Educação do Campo (UFSC)

Marcelo Gules Borges, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Educação (PUCRS). Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Publicado
20-11-2020
Como Citar
VOREL, R.; TABORDA DE LIMA, M.; GULES BORGES, M. O estágio obrigatório na formação inicial de educadores do campo: desafios e possibilidades a partir da área de conhecimento no ensino de ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 4, p. 191-211, 20 nov. 2020.