O estágio obrigatório na formação inicial de educadores do campo: desafios e possibilidades a partir da área de conhecimento no ensino de ciências

Autores

  • Rosiclei Vorel UFSC
  • Magdielly Kedma Taborda de Lima Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • Marcelo Gules Borges Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i4.11818

Palavras-chave:

Educação do Campo;, Estágio;, Ensino de Ciências;, Área de Conhecimento.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo propor reflexões sobre os estágios obrigatórios nas licenciaturas em Educação do Campo (EC) na área de Ciências da Natureza, a partir da experiência de duas estudantes egressas e um docente do curso da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Discute-se as condições e condicionantes dessa licenciatura na organização e na prática dos estágios em escolas do campo, considerando a organização curricular por área de conhecimento e a alternância pedagógica. Descrevemos e refletimos sobre as especificidades, os desafios e as possibilidades encontrados durante atuação e a formação inicial no curso. Como se estabelece a relação entre área de conhecimento, alternância, ensino de ciências e Educação do Campo? Do ponto de vista metodológico, o artigo reúne a revisão bibliográfica sobre o tema e as narrativas dos autores a partir de experiências em diferentes espaços escolares nas práticas de estágio obrigatório. Através das descrições e análises repensamos o papel da prática dos estágios e o compromisso de um ensino e aprendizagem das ciências que considere a diversidade e a agroecologia, a realidade como base de estudo e ação, e, a problematização como exercício crítico na licenciatura em Educação do Campo.

Downloads

Biografia do Autor

  • Rosiclei Vorel, UFSC

    Graduada em Educação do Campo (UFSC)

  • Magdielly Kedma Taborda de Lima, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

    Graduada em Educação do Campo (UFSC)

  • Marcelo Gules Borges, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

    Doutor em Educação (PUCRS). Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

20-11-2020

Como Citar

VOREL, Rosiclei; TABORDA DE LIMA, Magdielly Kedma; GULES BORGES, Marcelo. O estágio obrigatório na formação inicial de educadores do campo: desafios e possibilidades a partir da área de conhecimento no ensino de ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 3, n. 4, p. 191–211, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i4.11818. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11818. Acesso em: 1 abr. 2025.