O Ensino de Ciências Naturais e a Construção de um Currículo Educacional Antirracista na Escola Bernardino Pereira de Barros, Abaetetuba-PA

  • Deusa Maria de Sousa UFSC
  • Clemerson Santos da Silva UFPA
  • Rosicleide Maciel dos Santos UFPA/SEDUC/FAT
Palavras-chave: Lei 10.639/2003;, Educação antirracista;, Escola Bernardino Pereira.

Resumo

Objetiva-se apresentar pesquisa realizada com professores do Ensino Fundamental sobre a Lei 10.639/2003 e suas aplicações na prática pedagógica. Os novos desafios do Ensino de Ciências Naturais estão intrinsecamente ligados ao desenvolvimento de novos dispositivos pedagógicos para a construção de ações afirmativas dentro do programa do Ensino de Ciências. Tal iniciativa foi impulsionada a partir das reivindicações e luta do movimento negro, organizado durante décadas, e implementada por pesquisadores das áreas de Ciências Naturais. Assim, pela análise da legislação educacional, tal como dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências (PCN) podemos aferir que a formação para cidadania já fazia parte do currículo escolar. Portanto, a Lei 10.639/2003 impõe uma questão mais aprimoradas aos(as) educadores(as), evidencia e delineia prerrogativas já existentes antes de sua oficialização, além de permitir novas reflexões acerca das questões ético-raciais. Nessa perspectiva, utilizando a metodologia Estudo Quanti-qualitativo, far-se-á uma investigação concernente à efetivação da referida Lei no Ensino de Ciências Naturais na escola Bernardino Pereira de Barros, nas disciplinas de quatro turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, séries finais, de Abaetetuba-Pará. Observa-se que os professores das turmas averiguadas não receberam formação pedagógica acerca da Lei 10.639/2003, e que, consequentemente, possuem concepções superficiais quanto a seu regulamento, objeto de verificação e discussão deste texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deusa Maria de Sousa, UFSC

Doutora em História (UFSC). Professora Adjunta da UFPA – Campus do Baixo Tocantins

Clemerson Santos da Silva, UFPA

Especialista em Fundamentos de Física Contemporânea: Aplicações e Implicações (UFPA). Professor da rede estadual de ensino do Estado do Pará (SEDUC/PA).

Rosicleide Maciel dos Santos, UFPA/SEDUC/FAT

Especialista em História da Amazônia e Cultura Afro-Indígena pela Faculdade do Tapajós/FAT. Professora da rede estadual de ensino de ensino do estado do Pará. (SEDUC/PA)

Publicado
20-11-2020
Como Citar
DE SOUSA, D.; SANTOS DA SILVA, C.; MACIEL DOS SANTOS, R. O Ensino de Ciências Naturais e a Construção de um Currículo Educacional Antirracista na Escola Bernardino Pereira de Barros, Abaetetuba-PA. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 4, p. 212-231, 20 nov. 2020.