O Ensino de Ciências na Escola do Campo: Um olhar sobre os desafios enfrentados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Luíza Balieiro Soares

  • Dilsilene Baia Monteiro UFPA
  • Manoel Leão Lopes Júnior UFPA
  • Hellen do Socorro de Araújo Silva UFPA
  • Lourivaldo da Silva Santos UFPA
  • Eder Jacson Dias Pereira UFPA
  • Railda Neyva Moreira Araújo UFPA
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Especificidades, Concepção, Sujeitos

Resumo

Esta pesquisa analisa o ensino de Ciências na turma do 9º ano da escola Municipal de ensino fundamental, Maria Luíza Balieiro Soares, localizada na comunidade Tapará, no município de Oeiras do Pará. Configura-se como uma pesquisa de campo destinada a entender a concepção que os educandos possuem sobre a disciplina de Ciências e qual a importância desta para estes, questionando, também, de que forma os assuntos dessa disciplina são abordados pelo professor em sala de aula para relacionar com a perspectiva dos discentes como futuros alunos do Ensino Médio no ano de 2019. Traz-se como metodologia um estudo de caso de abordagem qualitativa, com características exploratória e técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os resultados mostram que os alunos apresentam limitação quanto ao entendimento do ensino de ciências e a maioria mencionou que irão sentir dificuldades no Ensino Médio, pois não se sentem preparados devido a aplicação reduzida de conteúdos nos anos finais da Educação Básica. Desta forma, apresentam-se fatores que contribuem para o insucesso no processo ensino-aprendizagem, os quais são necessários discutir com a escola junto à comunidade com objetivo de estabelecer ações que contribuam de forma efetiva para a melhoria do ensino de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dilsilene Baia Monteiro, UFPA

Graduada em Licenciatura Plena em Educação do Campo com Ênfase em Biologia, Química e Ciências Agrárias (UFPA), Campus Universitário do Tocantins/Cametá.

Manoel Leão Lopes Júnior, UFPA

Doutor em Química (UFPA), Professor da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/Cametá.

Hellen do Socorro de Araújo Silva, UFPA

Doutora em Educação (UFPA). Professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário do Tocantins/Cametá

Lourivaldo da Silva Santos, UFPA

Doutor em Química (Unicamp), Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto de Ciências Exatas e Naturais.

Eder Jacson Dias Pereira, UFPA

Mestre em Educação e Cultura (UFPA), Professor da Educação Básica (SEMED/Baião-PA).

Railda Neyva Moreira Araújo, UFPA

Doutora em Química (UFPA), Professora da Secretária Estadual de Educação do Pará (SEDUC/PA)

Publicado
20-11-2020
Como Citar
MONTEIRO, D.; LOPES JÚNIOR, M.; SILVA, H.; SANTOS, L.; PEREIRA, E.; ARAÚJO, R. O Ensino de Ciências na Escola do Campo: Um olhar sobre os desafios enfrentados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Luíza Balieiro Soares. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 4, p. 102-123, 20 nov. 2020.