O Ensino de Ciências na Escola do Campo: Um olhar sobre os desafios enfrentados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Luíza Balieiro Soares
Resumo
Esta pesquisa analisa o ensino de Ciências na turma do 9º ano da escola Municipal de ensino fundamental, Maria Luíza Balieiro Soares, localizada na comunidade Tapará, no município de Oeiras do Pará. Configura-se como uma pesquisa de campo destinada a entender a concepção que os educandos possuem sobre a disciplina de Ciências e qual a importância desta para estes, questionando, também, de que forma os assuntos dessa disciplina são abordados pelo professor em sala de aula para relacionar com a perspectiva dos discentes como futuros alunos do Ensino Médio no ano de 2019. Traz-se como metodologia um estudo de caso de abordagem qualitativa, com características exploratória e técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os resultados mostram que os alunos apresentam limitação quanto ao entendimento do ensino de ciências e a maioria mencionou que irão sentir dificuldades no Ensino Médio, pois não se sentem preparados devido a aplicação reduzida de conteúdos nos anos finais da Educação Básica. Desta forma, apresentam-se fatores que contribuem para o insucesso no processo ensino-aprendizagem, os quais são necessários discutir com a escola junto à comunidade com objetivo de estabelecer ações que contribuam de forma efetiva para a melhoria do ensino de Ciências.
Downloads
Copyright (c) 2020 Dilsilene Baia Monteiro, Manoel Leão Lopes Júnior, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Lourivaldo da Silva Santos, Eder Jacson Dias Pereira, Railda Neyva Moreira Araújo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.