Interfaces entre o ensino de ciências e a sociologia ambiental na formação de educadores do campo

Autores

  • Andréia Sangalli Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i4.11811

Palavras-chave:

educação do campo, territórios camponeses e indígena, realidade socioambiental e cultural, ensino de ciências

Resumo

Os debates sobre práticas de ensino e aprendizagem em ciências têm sido direcionados, fundamentalmente, na formação de professores para a área de ciências da natureza. Mas, ao considerar a singularidade da formação de professores para a educação do/no campo, é fulcral ampliar os horizontes desse debate compreendendo que as dimensões da ciência envolvem os sujeitos, seus territórios e as múltiplas interações que ali ocorrem. Nessa perspectiva, o presente trabalho discute a situação atual das políticas públicas acessadas pelas famílias assentadas da reforma agrária, bem como indígenas, a organização e gestão da produção de alimentos nesses espaços do estado de Mato Grosso do Sul e a vinculação desses fatores com a educação do campo. A pesquisa ocorreu em dois momentos distintos, porém conectados, relacionados com a própria organização do curso de Licenciatura em Educação do Campo. No tempo universidade foram adotadas como estratégias metodológicas: oficinas de diálogos sobre a dinâmica socioambiental das reservas indígenas e assentamentos alvo da pesquisa, e a utilização de questionário online na Plataforma Google forms, aplicado em tempo real. No tempo comunidade, utilizou-se de Pesquisa/Intervenção na comunidade através de entrevistas realizadas pelos estudantes com os assentados, representantes indígenas e lideranças de associações produtivas. Através da realização da pesquisa foi possível vislumbrar a importância de incluir as dimensões socioambientais e produtivas às práticas de ensino na formação de professores, bem como nas escolas de educação básica, visto que ensinar é, antes de tudo, ter a capacidade de relacionar as práticas de vida dos educandos ao processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

  • Andréia Sangalli, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

    Doutora em Agronomia- Produção Vegetal. Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC) e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade (PPGET), Faculdade Intercultural Indígena (FAIND), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

  • Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

    Doutora em Sociologia. Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC) e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade (PPGET), Faculdade Intercultural Indígena (FAIND), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

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Publicado

20-11-2020

Como Citar

SANGALLI, Andréia; BRITO DE MOURA MACIEL, Jeanne Mariel. Interfaces entre o ensino de ciências e a sociologia ambiental na formação de educadores do campo. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 3, n. 4, p. 124–148, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i4.11811. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11811. Acesso em: 1 abr. 2025.