Sistemas de Conhecimentos Científicos e Tradicionais de formandos em Ciências da Natureza na Educação do Campo: diálogos a partir da Teoria Ator-Rede

Autores

  • Luciana Resende Allain UFVJM
  • Ofelia Ortega Fraile UFVJM
  • Luana Pereira Leite Schetino UFVJM
  • Paulo Leandro Ramos UFVJM
  • Janaina Boldt de Oliveira UFVJM

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i4.11810

Palavras-chave:

Educação do campo, Teoria Ator-Rede, conhecimentos tradicionais

Resumo

A Educação do Campo, segundo os marcos normativos, deve trazer as especificidades dos sujeitos do campo e dos seus territórios, partindo da realidade local, das práticas culturais e do trabalho no campo, estabelecendo um diálogo entre os conhecimentos tradicionais e os científicos, o que seria uma educação contextualizada. No Ensino de Ciências, frequentemente, essa relação está restrita a trazer o cotidiano dos estudantes para a sala de aula sem estabelecer uma interação crítica entre tais conhecimentos.  Este texto apresenta as inter-relações e os conflitos entre os sistemas tradicionais de conhecimentos e o conhecimento científico que ocorrem no âmbito da Licenciatura em Educação do Campo de uma universidade pública mineira. A partir da Teoria Ator-Rede buscou-se investigar o diálogo entre os conhecimentos vivenciados no processo formativo dos sujeitos. A partir de um grupo focal com formandos em Ciências da Natureza foram identificadas diferentes estratégias de translação realizadas pelos sujeitos e pelo curso a fim de desenvolver composições de interesses que agregassem os conhecimentos e as práticas das comunidades do campo aos conteúdos escolares das Ciências da Natureza, valorizando os conhecimentos tradicionais e expandindo os horizontes dos formandos quanto aos processos de produção e circulação do conhecimento científico.

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Biografia do Autor

  • Luciana Resende Allain, UFVJM

    Doutorado em Educação (UFMG). Docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (UFVJM) .

  • Ofelia Ortega Fraile, UFVJM

    Doutorado no Programa de Pós-graduação de Ensino e História de Ciências da Terra (UNICAMP). Professora adjunta na Licenciatura em Educação do Campo e no Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (UFVJM).

  • Luana Pereira Leite Schetino, UFVJM

    Doutorado no Programa de pós-graduação em Biologia Celular (UFMG). Professora adjunta no curso de graduação da Faculdade de Medicina e no programa de pós-graduação stricto sensu em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (UFVJM).

  • Paulo Leandro Ramos, UFVJM

    Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (UFVJM). Professor da Educação Básica.

  • Janaina Boldt de Oliveira, UFVJM

    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (UFVJM). Educadora do campo.

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Publicado

20-11-2020

Como Citar

ALLAIN, Luciana Resende; FRAILE, Ofelia Ortega; SCHETINO, Luana Pereira Leite; RAMOS, Paulo Leandro; OLIVEIRA, Janaina Boldt de. Sistemas de Conhecimentos Científicos e Tradicionais de formandos em Ciências da Natureza na Educação do Campo: diálogos a partir da Teoria Ator-Rede. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 3, n. 4, p. 61–80, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i4.11810. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11810. Acesso em: 1 abr. 2025.