Sistemas de Conhecimentos Científicos e Tradicionais de formandos em Ciências da Natureza na Educação do Campo: diálogos a partir da Teoria Ator-Rede

  • Luciana Resende Allain UFVJM
  • Ofelia Ortega Fraile UFVJM
  • Luana Pereira Leite Schetino UFVJM
  • Paulo Leandro Ramos UFVJM
  • Janaina Boldt de Oliveira UFVJM
Palavras-chave: Educação do campo, Teoria Ator-Rede, conhecimentos tradicionais

Resumo

A Educação do Campo, segundo os marcos normativos, deve trazer as especificidades dos sujeitos do campo e dos seus territórios, partindo da realidade local, das práticas culturais e do trabalho no campo, estabelecendo um diálogo entre os conhecimentos tradicionais e os científicos, o que seria uma educação contextualizada. No Ensino de Ciências, frequentemente, essa relação está restrita a trazer o cotidiano dos estudantes para a sala de aula sem estabelecer uma interação crítica entre tais conhecimentos.  Este texto apresenta as inter-relações e os conflitos entre os sistemas tradicionais de conhecimentos e o conhecimento científico que ocorrem no âmbito da Licenciatura em Educação do Campo de uma universidade pública mineira. A partir da Teoria Ator-Rede buscou-se investigar o diálogo entre os conhecimentos vivenciados no processo formativo dos sujeitos. A partir de um grupo focal com formandos em Ciências da Natureza foram identificadas diferentes estratégias de translação realizadas pelos sujeitos e pelo curso a fim de desenvolver composições de interesses que agregassem os conhecimentos e as práticas das comunidades do campo aos conteúdos escolares das Ciências da Natureza, valorizando os conhecimentos tradicionais e expandindo os horizontes dos formandos quanto aos processos de produção e circulação do conhecimento científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Resende Allain, UFVJM

Doutorado em Educação (UFMG). Docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (UFVJM) .

Ofelia Ortega Fraile, UFVJM

Doutorado no Programa de Pós-graduação de Ensino e História de Ciências da Terra (UNICAMP). Professora adjunta na Licenciatura em Educação do Campo e no Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (UFVJM).

Luana Pereira Leite Schetino, UFVJM

Doutorado no Programa de pós-graduação em Biologia Celular (UFMG). Professora adjunta no curso de graduação da Faculdade de Medicina e no programa de pós-graduação stricto sensu em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (UFVJM).

Paulo Leandro Ramos, UFVJM

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (UFVJM). Professor da Educação Básica.

Janaina Boldt de Oliveira, UFVJM

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (UFVJM). Educadora do campo.

Publicado
20-11-2020
Como Citar
ALLAIN, L.; FRAILE, O.; SCHETINO, L.; RAMOS, P.; OLIVEIRA, J. Sistemas de Conhecimentos Científicos e Tradicionais de formandos em Ciências da Natureza na Educação do Campo: diálogos a partir da Teoria Ator-Rede. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 4, p. 61-80, 20 nov. 2020.