Práticas Pedagógicas Publicadas na Revista Brasileira de Educação do Campo: articulação do Ensino de Ciências e da Educação do Campo

  • Graciele dos Santos dos Santos UNIPAMPA
  • Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
Palavras-chave: Práticas Pedagógicas, Educação do Campo, Ensino de Ciências

Resumo

Que estratégias de ensino tomam por base as peculiaridades do campo, seus sujeitos e culturas? Quais potencializam a articulação do Ensino de Ciências com a Educação do Campo? A investigação apresentada nesse artigo objetiva identificar práticas pedagógicas que articulam a Educação do Campo com o Ensino de Ciências de maneira contextualizada, mobilizam conhecimentos prévios, contextualizam o conhecimento científico e possibilitam o aprender em ação. Com abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica, foi realizado levantamento, sistematização e análise de publicações da Revista Brasileira de Educação do Campo, (v.1, n.1, 2016 - v.4, n.1, 2019), acerca de diferentes estratégias de ensino que articulam e integram a Educação do Campo e o Ensino de Ciências. Os resultados mostram que essa articulação é possível por meio de práticas pedagógicas que envolvem: temas geradores; fenômenos como mediadores dos conhecimentos; softwares educacionais; modelagem matemática; júri simulado; Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); jogos matemáticos; abordagem intercultural; Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA); e tempestade cerebral. As bases dessa diversidade de práticas são: ação do estudante no processo de aprender; relação entre saberes populares e conhecimento científico; e valorização dos conhecimentos prévios e do contexto local, podendo ser adaptadas de acordo com a disciplina e o nível de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graciele dos Santos dos Santos, UNIPAMPA

Graduanda em Educação do Campo (UNIPAMPA)

Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Pós-doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS). Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Publicado
20-11-2020
Como Citar
SANTOS, G.; MOURA, A. C. Práticas Pedagógicas Publicadas na Revista Brasileira de Educação do Campo: articulação do Ensino de Ciências e da Educação do Campo. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 4, p. 22-40, 20 nov. 2020.