Práticas Pedagógicas Publicadas na Revista Brasileira de Educação do Campo: articulação do Ensino de Ciências e da Educação do Campo

Autores

  • Graciele dos Santos dos Santos UNIPAMPA
  • Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i4.11807

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas, Educação do Campo, Ensino de Ciências

Resumo

Que estratégias de ensino tomam por base as peculiaridades do campo, seus sujeitos e culturas? Quais potencializam a articulação do Ensino de Ciências com a Educação do Campo? A investigação apresentada nesse artigo objetiva identificar práticas pedagógicas que articulam a Educação do Campo com o Ensino de Ciências de maneira contextualizada, mobilizam conhecimentos prévios, contextualizam o conhecimento científico e possibilitam o aprender em ação. Com abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica, foi realizado levantamento, sistematização e análise de publicações da Revista Brasileira de Educação do Campo, (v.1, n.1, 2016 - v.4, n.1, 2019), acerca de diferentes estratégias de ensino que articulam e integram a Educação do Campo e o Ensino de Ciências. Os resultados mostram que essa articulação é possível por meio de práticas pedagógicas que envolvem: temas geradores; fenômenos como mediadores dos conhecimentos; softwares educacionais; modelagem matemática; júri simulado; Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); jogos matemáticos; abordagem intercultural; Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA); e tempestade cerebral. As bases dessa diversidade de práticas são: ação do estudante no processo de aprender; relação entre saberes populares e conhecimento científico; e valorização dos conhecimentos prévios e do contexto local, podendo ser adaptadas de acordo com a disciplina e o nível de ensino.

Downloads

Biografia do Autor

  • Graciele dos Santos dos Santos, UNIPAMPA

    Graduanda em Educação do Campo (UNIPAMPA)

  • Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

    Pós-doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS). Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Downloads

Publicado

20-11-2020

Como Citar

SANTOS, Graciele dos Santos dos; MOURA, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de. Práticas Pedagógicas Publicadas na Revista Brasileira de Educação do Campo: articulação do Ensino de Ciências e da Educação do Campo. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 3, n. 4, p. 22–40, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i4.11807. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11807. Acesso em: 1 abr. 2025.