Diálogos entre Educação do Campo e Ensino de Ciências: possibilidades na formação de professoras/es de ciências da natureza

  • Marina Comerlatto da Rosa UTFPR
  • Adalberto Penha de Paula UFPR
Palavras-chave: Educação do Campo, Formação de Professoras/es, Saída de Estudo em Campo

Resumo

A Educação do Campo é uma conquista e uma produção coletiva, além de uma política pública construída a partir da luta de diferentes coletividades, com forte atuação dos movimentos sociais do campo. Objetiva-se refletir as possibilidades de articulação entre os princípios da Educação do Campo e um Ensino de Ciências emancipador na formação de professoras/es de Ciências da Natureza, evidenciando diálogos entre os conhecimentos científicos/escolares e os conhecimentos dos sujeitos envolvidos nos processos educativos realizados nas escolas e nos seus territórios.  Utilizou-se do estudo bibliográfico e documental, descrição e análise reflexiva da saída de estudo em campo, realizada com alunas/os do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Setor Litoral, atividade de ensino que se deu no Parque Estadual de Vila Velha, no município de Ponta Grossa/PR. Após a análise da prática de ensino, observou-se que o diálogo de saberes/conhecimentos favorece a aprendizagem, ou seja, contribui significativamente para uma formação docente que respeita os saberes discentes e dão maior sentido ao conhecimento científico. Concluiu-se que é preciso priorizar processos educativos condizentes com a realidade das/os alunas/os, além da necessidade de reconhecer e valorizar a cultura e conhecimentos dos sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Comerlatto da Rosa, UTFPR

Mestra em Gestão do Território (UEPG) e Doutoranda em Sustentabilidade Ambiental Urbana (UTFPR). Pesquisadora do grupo Conservação da Natureza e Educação Ambiental (CONEA/UTFPR – Campus Ponta Grossa).

Adalberto Penha de Paula, UFPR

Doutor em Educação (UFPR). Professor do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Publicado
20-11-2020
Como Citar
ROSA, M.; PAULA, A. Diálogos entre Educação do Campo e Ensino de Ciências: possibilidades na formação de professoras/es de ciências da natureza. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 4, p. 3-21, 20 nov. 2020.