A potência do Portfólio na Formação Docente em Química: um relato narrativo autobiográfico

  • Fernanda Monteiro Rigue UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA http://orcid.org/0000-0003-2403-7513
  • Alice Copetti Dalmaso UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Maria Rosângela Silveira Ramos Instituto Federal Farroupilha - campus São Vicente do Sul
Palavras-chave: Portfólio, Narrativa Autobiográfica, Formação Docente

Resumo

O presente trabalho propõe apresentar a construção do Portfólio como instrumento no percurso formativo inicial docente na atualidade. Para tanto, acerca do caráter metodológico do estudo, iniciaremos por uma breve revisão bibliográfica de caráter qualitativo, acerca da temática proposta. Na sequência, apresentaremos um relato narrativo autobiográfico, o qual registra a experiência e vivência do uso do mesmo, durante a formação inicial em Licenciatura em Química, entre os anos de 2011 e 2015. Assim, entende-se que a formação inicial necessita estimular e provocar os licenciandos, no desenvolvimento de um pensar que problematize e reflita sobre as experiências vividas. Dessa maneira, oportunizando aos futuros docentes os elementos necessários para que possam promover liberdade na criação de artefatos culturais, por meio da mobilização de ferramentas e estratégias propostas ao longo da formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Monteiro Rigue, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Licenciada em Química no IF Farroupilha.    Mestra em Educação pelo PPGE/UFSM. Doutora em Educação pelo PPGE/UFSM.  
Alice Copetti Dalmaso, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), também pela UFSM. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, atuando nos cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura), Pedagogia e Educação Especial, com enfoque no ensino de ciências para crianças e suas relações com o pensamento das artes e da filosofia. Desenvolve estudos na temática de Formação de Subjetividades em contextos educacionais múltiplos contemporâneos e sua interface nas Filosofias da Diferença. É membro pesquisador e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação - FIANDAR, e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC), ambos vinculados ao CNPq. Foi Paraninfa, Professora Homenageada e Patronesse do Curso de Pedagogia da UFSM.

Maria Rosângela Silveira Ramos, Instituto Federal Farroupilha - campus São Vicente do Sul

Possui graduação em Ciências- Licenciatura Plena- Habilitação Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Atualmente é professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Farroupilha- campus São Vicente do Sul. Docente no Programa de Pós - Graduação em Educação Tecnológica - ProfPET - IFFar. É coordenadora institucional e docente orientadora do Programa Multidisciplinar de Residencia Pedagógica do IFFar - campus São Vicente do Sul. Atuou como coordenadora de área do PIBID Química e coordenadora institucional do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) do campus São Vicente do Sul.Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, estágio, formação de professores, práticas pedagógicas, EBT, PIBID e RP.

Publicado
19-02-2021
Como Citar
RIGUE, F.; DALMASO, A.; RAMOS, M. R. A potência do Portfólio na Formação Docente em Química: um relato narrativo autobiográfico. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 1, p. 151-167, 19 fev. 2021.