A potência do Portfólio na Formação Docente em Química: um relato narrativo autobiográfico
Resumo
O presente trabalho propõe apresentar a construção do Portfólio como instrumento no percurso formativo inicial docente na atualidade. Para tanto, acerca do caráter metodológico do estudo, iniciaremos por uma breve revisão bibliográfica de caráter qualitativo, acerca da temática proposta. Na sequência, apresentaremos um relato narrativo autobiográfico, o qual registra a experiência e vivência do uso do mesmo, durante a formação inicial em Licenciatura em Química, entre os anos de 2011 e 2015. Assim, entende-se que a formação inicial necessita estimular e provocar os licenciandos, no desenvolvimento de um pensar que problematize e reflita sobre as experiências vividas. Dessa maneira, oportunizando aos futuros docentes os elementos necessários para que possam promover liberdade na criação de artefatos culturais, por meio da mobilização de ferramentas e estratégias propostas ao longo da formação.
Downloads
Copyright (c) 2021 Fernanda Monteiro Rigue, Alice Copetti Dalmaso, Maria Rosângela Silveira Ramos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.