Dominó do Heredograma: encontro entre Signos das Ciências da Natureza e Matemática

  • Andressa Venturini Universidade Franciscana
  • Rosemar de Fátima Vestena Universidade Franciscana
Palavras-chave: Vida e Evolução, Geometria, Produto Educacional, Jogo didático, Interdisciplinaridade

Resumo

Objetiva-se nesse estudo apresentar um jogo de dominó, utilizando heredogramas como temática articuladora entre a área das Ciências da Natureza (CN) e a área de Matemática (M). Trata-se de um produto educacional resultado da disciplina Ensino de Ciências e Matemática para Infância de um Mestrado Profissional de universidade do sul do Brasil. Foi construído um jogo de dominó envolvendo geometria e os signos dos heredogramas para facilitar a compreensão de conceitos da CN e M em perspectiva interdisciplinar. O Jogo foi aplicado junto a uma classe de estudantes e validado em um evento universitário. Portanto, após a aplicação e validação do jogo de “Dominó do heredograma” que explorou formas geométricas transpostas em símbolos empregado em heredogramas constatou-se que esse contribuiu positivamente no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e, dessa forma pode ser replicado e recontextualizado para outras situações de ensino e etapas escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Venturini, Universidade Franciscana

 

Mestranda do Programa de pós-Graduação Ensino de Ciências e Matemática – Mestrado Profissional, Universidade Franciscana

Rosemar de Fátima Vestena, Universidade Franciscana

Professor Doutora do Programa de pós-Graduação Ensino de Ciências e Matemática – Mestrado Profissional, Universidade Franciscana

Publicado
25-08-2020
Como Citar
VENTURINI, A.; VESTENA, R. Dominó do Heredograma: encontro entre Signos das Ciências da Natureza e Matemática. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 2, p. 428-442, 25 ago. 2020.