Sinalizações sobre a escolarização de alunos surdos: alguns estudos e problematizações

  • Silvana Matos Uhmann Instituto de Educação de Angra dos Reis (Iear) da Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Maria Simone Vione Schwengber Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)
Palavras-chave: Inclusão de alunos surdos, Estudo de Revisão, LIBRAS

Resumo

Este texto apresenta reflexões sobre a escolarização de alunos surdos, sobretudo diante do acesso e permanência destes sujeitos nos espaços escolares brasileiros. Sob a perspectiva bibliográfica e em caráter qualitativo, foram realizadas buscas nos Periódicos da CAPES e Banco de Teses e Dissertações no ano de 2018, sendo encontrados alguns estudos que discutem a temática e que nos fazem debruçar sobre o seguinte questionamento: O que a produção acadêmica tem a dizer sobre o acesso e permanência de alunos surdos em escolas regulares? São problematizados alguns dos limites ainda existentes na inclusão de alunos surdos (valorização da audição, estratégias de correção/reabilitação da surdez, tendência à homogeneidade, entre outros), bem como realçada a importância do reconhecimento e legitimação da singularidade e diferença dos alunos surdos como possibilidade de qualificação não apenas do acesso (já garantido legalmente), mas também para a significativa permanência desses alunos nos espaços escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, Márcia Cristina Barreto Fernandes de. A constituição de surdos em alunos no contexto escolar: conflitos, contradições e exclusões. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia. 2016.

AMORIM, Lucio Cruz Silveira. Políticas educacionais de inclusão: a escolarização de surdos em Uberlândia/MG. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. 2015.

ANASTASIOU, Léia das Graças Camargo; ALVES, Leonir Passate.(orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em sala de aula. 6 Ed. – Joinville, SC: UNIVILLE, 2006.

ANGELUCCI, Carla. & LUZ, Renato. Contribuições da escola para a (de)formação dos sujeitos surdos. Psicologia Escolar e Educacional, vol. 14(1), p.35-44, 2010.

BRASIL. Presidência da República. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, 2008.

CACERES, Marcele Martinez. Possíveis negociações dos discursos curriculares no contexto da educação bilíngue de uma escola de surdos do Rio Grande do Sul. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. 2016.

CARNEIRO, Fernando Henrique Fogaça. O ensino da matemática para alunos surdos bilíngues: uma análise a partir das teorizações de Michel Foucault e Ludwig Wittgenstein. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2017.

CASTRO, Edgardo Manuel. Vocabulário de Foucault: Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CEZIMBRA-CONRADO, Juliana. As artes do governar do contexto da educação de surdos: estratégias de governamento na escola inclusiva. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. 2014.

COSTA, Juliana Pêgas. A prática docente na inclusão educacional de um aluno surdo com implante coclear. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2015.

DRUMOND, Andréa Hees. Escola bilíngue para surdos: constituição de práticas que configuram um espaço bilíngue. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. 2017.

FILHO, Pedro Luis dos Santos. Escolarização de Surdos no Ensino Médio em Natal/RN: vendo e ouvindo vozes. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2015.

FOUCAULT, Michel. Os anormais: curso no Collège de France (1974-1975). São Paulo: Martins Fontes, 2002.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Organização, introdução e revisão técnica de Roberto Machado. 20 ed. Rio de Janeiro: Edições Graaal, 1979.

JUNIOR, Ademar Miller. A inclusão do aluno surdo no ensino médio. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo. 2013.

LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Caderno Cedes. vol. 26(69), p. 163184, 2006.

LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n. 2, p. 04-27, jul./dez. 2011.

LOPES, Luciane Bresciani. Emergência dos estudos surdos em educação no Brasil. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2017.

LOSS, Jaqueline Reni. Percursos de escolarização de acadêmicos surdos no ensino superior. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. 2015.

LUCHESE, Anderson. Formação docente para a atuação com estudantes surdos. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. 2016.

LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MAROSTEGA, Vera Lúcia. Os currículos de formação de professores para surdos na UFSM: Educação Especial como campo de Saber. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 2015.

MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira. O que me torna invisível? A psicanálise como ferramenta para entender o “apagamento” das diferenças na inclusão escolar de surdos. Revista ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.8, n.esp., p.135-152, dez. 2006.

MARTINS, Cássia Lobato. Processos de construção e desenvolvimento de currículos para surdos com deficiência em uma escola bilíngue para surdos. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2015.

MATIAS, Wander Luís. Surdos “incluídos”: sujeitos ou assujeitados? Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação da universidade Federal de Uberlândia. 2015.

MILLER, Peter; ROSE, Nikolas. Governando o presente: gerenciamento da vida econômica, social e pessoal. São Paulo Paulus: 2012.

MIRANDA, J. V. A. Lévinas e a reconstrução da subjetividade ética: aproximações com o campo da educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 57, abr./jun., p. 465-475, 2014.

MORAIS, Mônica Zavacki de.A emergência das políticas de educação bilíngue para surdos no brasil na racionalidade inclusiva. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. 2015.

PATROCÍNIO, Paulo Roberto Tonani. Estudos culturais, diferença e surdez: uma leitura teórica. Revista Periferia: educação, cultura e comunicação. v.9 n.1 jan-jun, 2017. Pp. 130-153.

QUADROS, Ronice Muller de. Situando as diferenças implicadas na educação de surdos: Inclusão/exclusão. Ponto de Vista, vol. 05, p. 81-111, 2003.

RIBEIRO, Maria Clara Maciel de Araújo; LARA, Glaucia Muniz Proença. O Eu e o Outro no campo discursivo da surdez. Revista Estudos Semióticos/USP, v. 6, n.2, p. 55-65, 2010.

RIGO, Neusete Machado. O dispositivo da Inclusão Escolar e a Produção de Subjetividades. Vol. 1, n. 3. Set./Dez. 2018. Revista Insignare Scientia (RIS). p. 1-24.

SÁ, Nídia Regina Limeira de. Cultura, poder e educação de surdos. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2002.

SALLES, Heloísa Maria Moreira Lima (et al). Ensino de língua portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica. Brasília: MEC, SEESP, 2004.

SAMPAIO, Carmen Sanches. A presença de uma aluna surda em uma turma de ouvintes – possibilidades de (re)pensar a mesmidade e a diferença no cotidiano escolar. Revista ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.7, n.2, p.47-57, jun. 2006.

SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais. Limites e possibilidades da educação bilíngue para surdos no contexto das políticas de inclusão (1990- 2017): implicações à formação de professores. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná. 2017.

SCHWENGBER, Maria Simone Vione; UHMANN, Silvana Matos; MEDEIROS, Daniela. Corpos marcados pela deficiência O ‘fora do lugar’ de muitos alunos. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 16, p. 213-226, jan./jun. 2015.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e Diferença: Impertinências. In: Revista Educação & Sociedade, ano XXIII, nº. 79, Agosto. 2002.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org. e trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 73-102.

SILVA, Adriana Ramos. O desafio do bilinguismo para alunos surdos no contexto da inclusão: o caso de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2015.

SKLIAR, Carlos. A educação para surdos entre a pedagogia especial e as políticas para as diferenças: desafios e possibilidades na educação bilíngue para surdos. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Educação de Surdos, 1998.

SKLIAR, Carlos. Pedagogia improvável da diferença: e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

SKLIAR, Carlos. A surdez: um olhar sobre a diferença. Porto Alegre: Mediação, 2013. 6 ed.

STÜRMER, Ingrid Ertel. Educação bilíngue: discursos que produzem a educação de surdos no Brasil. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2015.

UHMANN, Silvana Matos. Alunos com deficiência: inclusão, desafios, interações e possibilidades. Curitiba: Appris, 2018.

VARELA, Julia. & ALVAREZ‐URIA, Fernando. A Maquinaria escolar. Teoria & Educação. São Paulo, n. 6, p.68‐96, 1992.

VEIGA-NETO, Alfredo. É preciso ir aos porões. Revista Brasileira de Educação. v. 17 n. 50 maio-ago. 2012.

VIEIRA, Claudia Regina. Educação bilíngue para surdos: reflexões a partir de uma experiência pedagógica. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. 2017.
Publicado
04-06-2020
Como Citar
UHMANN, S.; SCHWENGBER, M. Sinalizações sobre a escolarização de alunos surdos: alguns estudos e problematizações. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 1, p. 394-414, 4 jun. 2020.
Seção
Dissertações e Teses