Tarifa Branca: discutindo o uso racional de energia elétrica no Ensino de Ciências

Palavras-chave: Energia; Tarifa Branca; Ensino Fundamental

Resumo

O consumo racional da energia elétrica se constitui em uma temática atual e necessária, presente na Base Nacional Comum Curricular. Consideram a relevância do tema apresentamos uma proposta inovadora, desenvolvida no mês de outubro de 2019, em uma Escola de Ensino Fundamental da rede pública estadual de Uruguaina/RS, em uma turma de 9° ano, onde os estudantes foram motivados a estimar o consumo mensal, de energia elétrica do ambiente familiar através de cálculos  e estabelecer um comparativo entre, os valores correspondentes a esse consumo utilizando a tarifa convenciona e a tarifa branca. Através da prática os estudantes além de estimar e comparar, refletiram sobre o consumo consciente da energia elétrica e a possibilidade de mudar alguns hábitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Berro Vernier, UNIPAMPA

Licenciada em Matemática (PUCRS), Mestre em Educação em Ciências: Quimica da Vida e Saúde (UNIPAMPA)

Doutoranda  no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Quimica da Vida e Saúde - UNIPAMPA.

Sandra Maia, UNIPAMPA

Pedagoga (PUCRS). Mestranda no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Quimica da Vida e Saude - UNIPAMPA

Publicado
19-02-2021
Como Citar
VERNIER, A.; MAIA, S.; DUTRA, C. Tarifa Branca: discutindo o uso racional de energia elétrica no Ensino de Ciências. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 1, p. 206-217, 19 fev. 2021.
Seção
Relatos de Experiências