Tarifa Branca: discutindo o uso racional de energia elétrica no Ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i1.11539

Palavras-chave:

Energia; Tarifa Branca; Ensino Fundamental

Resumo

O consumo racional da energia elétrica se constitui em uma temática atual e necessária, presente na Base Nacional Comum Curricular. Consideram a relevância do tema apresentamos uma proposta inovadora, desenvolvida no mês de outubro de 2019, em uma Escola de Ensino Fundamental da rede pública estadual de Uruguaina/RS, em uma turma de 9° ano, onde os estudantes foram motivados a estimar o consumo mensal, de energia elétrica do ambiente familiar através de cálculos  e estabelecer um comparativo entre, os valores correspondentes a esse consumo utilizando a tarifa convenciona e a tarifa branca. Através da prática os estudantes além de estimar e comparar, refletiram sobre o consumo consciente da energia elétrica e a possibilidade de mudar alguns hábitos.

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Biografia do Autor

  • Andrea Berro Vernier, UNIPAMPA

    Licenciada em Matemática (PUCRS), Mestre em Educação em Ciências: Quimica da Vida e Saúde (UNIPAMPA)

    Doutoranda  no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Quimica da Vida e Saúde - UNIPAMPA.

  • Sandra Maia, UNIPAMPA

    Pedagoga (PUCRS). Mestranda no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Quimica da Vida e Saude - UNIPAMPA

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Publicado

19-02-2021

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

VERNIER, Andrea Berro; MAIA, Sandra; DUTRA, Carlos Maximiliano. Tarifa Branca: discutindo o uso racional de energia elétrica no Ensino de Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 1, p. 206–217, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i1.11539. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11539. Acesso em: 2 abr. 2025.