O Ensino de Biologia com enfoque CTSA: uma abordagem sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade no Ensino Médio da rede pública do Estado do Ceará
Resumo
Ao longo dos anos o Ensino de Biologia tem sofrido muita influência externa, principalmente no que se refere a sua contribuição científica, tecnológica, social e ambiental, visto que existiram muitas modificações no meio ambiente e torna-se necessário repensar os impactos dos nossos hábitos de consumo, bem como a relação homem com ambiente. Diante deste contexto, este trabalho visa analisar como o Ensino de Biologia e a Educação Ambiental associada à sustentabilidade tem contribuído para formação de estudantes no contexto CTSA, analisando as concepções dos estudantes e promovendo reflexões sobre a importância de se trabalhar estas temáticas de modo interdisciplinar. A metodologia empregada foi a qualitativa exploratória e para análise de dados foi usada a descrição etnográfica. Os dados da pesquisa revelam que a escola tende a limitar estas abordagens apenas a disciplina de Biologia, o que restringe a compreensão e os espaços para debates. Através deste estudo conclui-se que há uma necessidade de se repensar o currículo escolar, e a forma de trabalhar a educação ambiental, trabalhando a interdisciplinaridade afim de que os debates sobre meio ambiente e sustentabilidade esteja dentro do contexto CTSA, promovendo nos estudantes uma formação completa visando trabalhar práticas sustentáveis diariamente na escola.
Downloads
Copyright (c) 2020 Francisca Sâmara Muniz dos santos, Leonardo Alves de Lima, Patrícia Almeida Tavares Gonçalves, Luiza Maria Valdevino Brito, Norma Suely Ramos Freire Bezerra, Cícero Magérbio Gomes Torres
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.