O Ensino de Biologia com enfoque CTSA: uma abordagem sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade no Ensino Médio da rede pública do Estado do Ceará

  • Francisca Sâmara Muniz dos santos Universidade Regional do Cariri
  • Leonardo Alves de Lima Universidade Regional do Cariri – URCA
  • Patrícia Almeida Tavares Gonçalves Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Luiza Maria Valdevino Brito
  • Norma Suely Ramos Freire Bezerra
  • Cícero Magérbio Gomes Torres
Palavras-chave: Sustentabilidade, Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, Educação Ambienta, Interdisciplinaridade

Resumo

Ao longo dos anos o Ensino de Biologia tem sofrido muita influência externa, principalmente no que se refere a sua contribuição científica, tecnológica, social e ambiental, visto que existiram muitas modificações no meio ambiente e torna-se necessário repensar os impactos dos nossos hábitos de consumo, bem como a relação homem com ambiente. Diante deste contexto, este trabalho visa analisar como o Ensino de Biologia e a Educação Ambiental associada à sustentabilidade tem contribuído para formação de estudantes no contexto CTSA, analisando as concepções dos estudantes e promovendo reflexões sobre a importância de se trabalhar estas temáticas de modo interdisciplinar. A metodologia empregada foi a qualitativa exploratória e para análise de dados foi usada a descrição etnográfica. Os dados da pesquisa revelam que a escola tende a limitar estas abordagens apenas a disciplina de Biologia, o que restringe a compreensão e os espaços para debates. Através deste estudo conclui-se que há uma necessidade de se repensar o currículo escolar, e a forma de trabalhar a educação ambiental, trabalhando a interdisciplinaridade afim de que os debates sobre meio ambiente e sustentabilidade esteja dentro do contexto CTSA, promovendo nos estudantes uma formação completa visando trabalhar práticas sustentáveis diariamente na escola.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Alves de Lima, Universidade Regional do Cariri – URCA

Graduando pela Universidade Regional do Cariri – URCA.

Patrícia Almeida Tavares Gonçalves, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Especialista do Curso de Educaçao Ambiental para a Diversidade do Instituto Federal do Ceará - CE

Luiza Maria Valdevino Brito

Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável- PRODER, pela universidade Federal do Cariri (UFCA), Especialista em Ecologia e Graduada em Biologia pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Sua atuação contempla a investigação científica na área biológica, ambiental e da saúde. Experiência docente e na coordenação do Laboratório de Biologia.

Norma Suely Ramos Freire Bezerra

Licenciatura em Ciências com Habilitação Biologia. Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Atualmente é associada da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia e professora assistente da Universidade Regional do Cariri.

Cícero Magérbio Gomes Torres

 

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino/ Eixo Ensino de Ciências. Mestre em Educação, pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2007), Linha de P esquia Políticas Públicas e Práticas educativas, possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2003) .
Publicado
24-08-2020
Como Citar
MUNIZ DOS SANTOS, F.; ALVES DE LIMA, L.; TAVARES GONÇALVES, P.; VALDEVINO BRITO, L.; RAMOS FREIRE BEZERRA, N.; GOMES TORRES, C. O Ensino de Biologia com enfoque CTSA: uma abordagem sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade no Ensino Médio da rede pública do Estado do Ceará. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 2, p. 406-427, 24 ago. 2020.