Desvelando os sentidos da dor por meio de uma Proposta Investigativa em aulas de Ciências no Ensino Fundamental II

Palavras-chave: Livros Paradidáticos, Ensino de Ciências por Investigação, Protagonismo Discente

Resumo

O presente trabalho descreve as repercussões educacionais na construção de um material didático voltado ao conteúdo de Ciências, a partir da leitura do livro “Aí que dor!”. Ele termina com uma questão que fomenta uma nova investigação: por que ao cortar os cabelos e as unhas não sentimos dor? Inspirados neste livro, 19 estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental II produziram um material com explicações para esta questão trazida. Ao final, aplicou-se um questionário semiestruturado, cujas respostas foram tratadas pela Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Com base nos dados analisados, foi possível inferir que a atividade contribuiu para o entendimento da dor e de conceitos relativos ao sistema nervoso central e periférico, além de fomentar conteúdos atitudinais, tais como cooperação e autonomia. Destaca-se ainda que esta proposta foi desenvolvida a partir dos preceitos do Ensino de Ciências por Investigação (ENCI), estimulando os estudantes a se posicionarem ao longo de todo o processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus José Dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

Especialista em Docência na Educação Básica pelo IFMG-Campus Avançado Arcos (2019) e em Ensino de Química pela Universidade Cândido Mendes (2019). Licenciado em Química pela Universidade Federal de Viçosa (2018). Participou do programa Ciência sem Fronteiras, fomentado pela CAPES, realizando suas atividades no Collège communautaire du Nouveau-Brunswick - Campus Bathurst e no Cégep de Sherbrooke, ambos no Canadá. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Foi assessor de relacionamentos do projeto Embaixadores-UFV e colaborador de Expansão da ONG Rede CsF. Realizou atividades como Líder em Educação Canadá-Brasil, coordenador e co-fundador do Núcleo Viçosa da Rede CsF/Em Rede. Atualmente é professor de Ciências/Química do Colégio Educar de Ervália e Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Viçosa. Tem interesse pela Educação em Ciências/Química com ênfase na formação de professores, metodologias de ensino e aprendizagem de Ciências, Ensino de Ciências por Investigação e práticas transdisciplinares.

Rita Márcia Andrade Vaz de Mello, Dra, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa , mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa , doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Université Paris Descartes (Sorbonne) . Coordenadora geral dos Cursos Lato Sensu da Universidade Federal de Viçosa/Programa Nacional Escola de Gestores e professora associada da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, atuando principa.lmente nos seguintes temas: Educação, formação de professores, avaliação e políticas públicas educacionais

Vinícius Catão, Dr, Universidade Federal de Viçosa

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais, com especialização em Educação Inclusiva, pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, além de mestrado e doutorado em Educação (Ensino de Ciências), pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor Adjunto no Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa. Possui experiências profissionais com temas relacionados ao ensino de Ciências/Química, espaços não formais de educação, formação inicial e continuada de professores, inclusão de surdos e diversidade na Escola, tendo feito trabalhos voltadas à educação socioambiental, educação e cidadania, metodologias de ensino e de pesquisa, história da Ciência aplicada ao ensino, alfabetização científica e processos aprendizagem na perspectiva inclusiva.

Publicado
19-02-2021
Como Citar
DOS SANTOS, M.; ANDRADE VAZ DE MELLO, R.; CATÃO, V. Desvelando os sentidos da dor por meio de uma Proposta Investigativa em aulas de Ciências no Ensino Fundamental II. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 1, p. 218-237, 19 fev. 2021.
Seção
Propostas Didáticas