A construção de um novo paradigma educacional e sua relação com as tecnologias de informação e comunicação

  • Rosana Souza de Vargas Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Maria Cristina Pansera de Araújo Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Resumo

Atualmente, a racionalidade técnica é, ainda, a teoria do currículo reconhecida como o paradigma educacional vigente, nas esferas educativas. Contudo, as crescentes discussões acerca das tecnologias de informação e comunicação como artefatos culturais, sob o prisma da teoria histórico-cultural vigotskiniana, como ferramentas de mediação, põem em pauta a argumentação de que o paradigma educacional emergente está se constituindo. Desse modo, para além de realizar uma revisão bibliográfica sobre o conceito de paradigma e sobre o que representa esse paradigma emergente e em que termos se pauta, o objetivo deste trabalho é investigar produção atual em relação aos avanços teóricos, que envolvem a temática, no portal de periódicos da CAPES. As interlocuções teóricas foram realizadas a partir dos conceitos de paradigmas e de paradigmas educacionais. A metodologia adotada é a Análise Textual Discursiva (Moraes & Galiazzi, 2013). Os trabalhos publicados tratam de discussões teóricas que apresentam as TIC como ferramentas culturais essenciais para se estabelecer uma mudança concisa de paradigma. Com isso, concluímos que é preciso investimento em formação continuada visando explorar as potencialidades pedagógicas e cognitivas possibilitadas pelas TIC, para que professores e alunos tenham uma formação integral cidadã autônoma, crítica e reflexiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Pansera de Araújo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1978), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é professor titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, currículo, ensino de ciências e de biologia, educação ambiental e em saúde e biodiversidade.

Publicado
04-06-2020
Como Citar
DE VARGAS, R.; DE ARAÚJO, M. C. A construção de um novo paradigma educacional e sua relação com as tecnologias de informação e comunicação. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 1, p. 235-256, 4 jun. 2020.