Educação em espaços não formais: química e geografia - da sala de aula para o museu de solos de Roraima
Resumo
O presente artigo aborda o ensino da química e geografia sob a ótica dos espaços não formais de ensino refletindo sobre o processo de ensino e de aprendizagem da química e geografia no contexto da educação não formal na perspectiva de relacionar teoria com prática no Museu de solos de Roraima. O objetivo do trabalho é apresentar e discutir o papel do Museu de solos em Roraima como um espaço não formal de educação para o ensino de geografia e química. Dessa forma, a pesquisa faz uma abordagem sobre a terminologia da educação formal e não formal, refletindo sobre a importância das aulas de Química e Geografia no Museu de Solos em Roraima. A metodologia parte de uma revisão bibliográfica caracterizada como descritiva, e qualitativa, sob uma abordagem metodológica sistêmica, de caráter exploratório, pois busca analisar a aula de campo para o ensino de geografia, tendo como foco Museu de solos de Roraima. A mensuração dos resultados parte do método qualitativo e análise de conteúdo. Sendo assim a pesquisa mostra que se deve ter uma valorização pelo ensino no sentido de promover novas metodologias e material didático que auxilie o docente no desenvolvimento da prática do ensino da química e da geografia. Dessa forma, a pesquisa propõe o desafio de trabalhar de maneira diferenciada e lúdica, intercalando a sala de aula com os espaços não formais como o Museu de solo de Roraima.
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Copyright (c) 2020 Dilce dos Santos Alves, Francisleile Lima Nascimento, Márcia Teixeira Falcão, Régia Chacon Pessoa de Lima
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