O discurso do professor de química sobre a experimentação

  • Amanda Pini Semensate Universidade Estadual de Maringá
  • Marcelo Pimentel da Silveira
  • Edson José Wartha
Palavras-chave: Experimentação; Análise de Discurso; Ensino de Química.

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender os discursos de professores de química sobre experimentação, a partir dos sentidos atribuídos por professores da Rede Estadual de Educação do Paraná. A materialidade linguística foi coletada por meio do convite a aproximadamente 89 professores de química que atuam no Ensino Médio do Núcleo Regional de Educação de Maringá. O corpus da análise foi composto pelas 06 entrevistas realizadas pelos professores que concordaram em participar do estudo. O aporte teórico usado foi o da Análise do Discurso de Linha Francesa, tendo em Michel Pêcheux e Eni Orlandi seus principais referentes. Os resultados apontam para diferentes efeitos de sentido sobre a experimentação, destacando-se, entre eles, três principais formações imaginárias: a experimentação como estratégia de ensino para comprovação dos estudos teóricos (cunho epistemológico), de caráter motivacional da experimentação como facilitador do ensino-aprendizagem dos conteúdos científicos (cunho motivacional) e o uso de experimentação como possibilidade de construção de novos conhecimentos (cunho cognitivo). 

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Publicado
24-08-2020
Como Citar
SEMENSATE, A.; DA SILVEIRA, M.; WARTHA, E. O discurso do professor de química sobre a experimentação. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 2, p. 257-273, 24 ago. 2020.