Minha primeira experiência como Professora de Biologia: desastres e esperanças

  • Naiára Berwaldt Wust Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Planejamento; Didática; Interdisciplinaridade; Desastre Ambiental.

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo apresentar e discutir a experiência de elaboração de um planejamento de aulas direcionadas ao 2° ano do Ensino Médio para o componente curricular escolar Biologia. O projeto se deu na elaboração de um plano de aula, junto com ele slides, vídeo e atividades para a aula, para finalizar o trabalho, foi gravado um vídeo para avaliarmos a nossa posição como docentes. A elaboração desta atividade demonstrou que ao trazermos temas relacionados a desastres ambientais, e tentar compreendê-los, podemos fazer um determinado olhar para a realidade, colocando em pauta a discussão sobre a concepção de vida e a forma como ela se constituiu no planeta. Podemos então confirmar que o Projeto Interdisciplinar (PI) desenvolvido como projeto pedagógico temático do Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, realizado em conjunto com componentes curriculares da 3ª fase do curso pode surtir efeito mais satisfatório do que o trabalho realizado isoladamente dos componentes, que não conta com o planejamento mais detalhado e objetivo. No PI, aprendem e ensinam professores formadores, licenciandos e estudantes das escolas de atuação, na ideia de melhor ensinar para bem aprender.

Publicado
21-11-2019
Como Citar
WUST, N. Minha primeira experiência como Professora de Biologia: desastres e esperanças. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 3, p. 214-221, 21 nov. 2019.