Monitoria na área de Botânica: uma possibilidade de ensino e aprendizagem

  • Amanda Fritzen Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Monitoria acadêmica, Docência, Anatomia vegetal

Resumo

O presente trabalho caracteriza-se como um relato de atividades acadêmicas, tendo por objetivo apresentar experiências vivenciadas durante o exercício de monitoria na área da Botânica, no curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo, RS. Em decorrência da complexidade e da extensão do conteúdo teórico, o professor muitas vezes não consegue atingir todos os alunos, impossibilitando o ensino em sua melhor qualidade. Neste contexto, a monitoria pode ter papel importante na formação dos graduandos. Aqui apresento o acompanhamento das aulas práticas, além da ajuda nas correções de trabalhos, na coleta à campo de espécies para as aulas práticas. Além de disponibilização de horários extraclasse para sanar possíveis dúvidas dos alunos. Assim, percebeu-se uma relevante obtenção de conhecimentos quanto aos conteúdos específicos dos componentes curriculares, contribuindo no rendimento acadêmico e promovendo uma aproximação do aluno com o contexto de educador, refletindo sobre seu futuro na prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
21-11-2019
Como Citar
FRITZEN, A. Monitoria na área de Botânica: uma possibilidade de ensino e aprendizagem. Revista Insignare Scientia, v. 2, n. 3, p. 7-12, 21 nov. 2019.