Estágio não formal: vivenciando experiências com a Educação Especial

Autores

  • Ana Paula Butzen Hendges Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i3.11177

Palavras-chave:

Educação Especial; Alimentação Saudável; Educação Ambiental.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo descrever alguns pontos relevantes, observados com a realização do estágio de educação não-formal, este, desenvolvido em uma escola de educação especial mantida pela APAE em uma cidade da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. O estágio realizou-se com a turma da EJA etapa II, nas segundas-feiras e quartas-feiras, onde se ocupava o período diurno vespertino para a realização do mesmo. O tema norteador das atividades realizadas foi “Educação Alimentar e Ambiental”. Discutiu-se a possibilidade de levar algo que motivasse a participação dos estudantes e os levasse a construir o  conhecimento através das atividades propostas, visando à autonomia dos mesmos. O estágio foi realizado nessa instituição por representar um desafio à formação docente e motivar na busca por um maior conhecimento sobre a educação especial e seus desafios, possibilitando melhor posicionamento frente a situações que possam vir a ocorrer no âmbito escolar, tanto nos próximos estágios quanto na atuação profissional. Compreendo que o trabalho desenvolvido na educação especial difere do que é desenvolvido nas escolas de ensino tradicional, e esse desafio me fez refletir constantemente sobre nossas metodologias de ensino, contribuindo significativamente para a minha formação docente.

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Publicado

21-11-2019

Como Citar

HENDGES, Ana Paula Butzen. Estágio não formal: vivenciando experiências com a Educação Especial. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 2, n. 3, p. 21–30, 2019. DOI: 10.36661/2595-4520.2019v2i3.11177. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11177. Acesso em: 13 mar. 2025.