Debate como uma estratégia na formação de professores de Química: com a palavra os licenciandos
Resumo
Este texto retrata um relato de experiência didática constituído por um movimento de análise da estratégia de debate como uma possibilidade metodológica para a discussão de textos na formação inicial de professores de Química. O lócus desta atividade se centra em um componente curricular com carga horária integral de Prática como Componente Curricular, denominado de Experimentação no Ensino de Química I. De natureza qualitativa este exercício de compreensão e análise tencionou compreender os limites e potencialidades da estratégia supracitada como uma válida opção na problematização de conceitos concernentes a experimentação em sua ênfase pedagógica. Como material empírico foram selecionados os relatos avaliativos dos dezesseis licenciandos que participaram das atividades. Os mesmos foram analisados via Análise Textual Discursiva, a partir de categorias emergentes. Por meio do processo de análise foi possível compreender a potencialidade desta estratégia no movimento de perceber as incompreensões teóricas, avaliar de forma crítica os limites e potencialidades de cada nuance metodológica da experimentação e problematizar os saberes inerentes a ação docente.
Downloads
Copyright (c) 2020 Vivian Calixto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.