O lúdico no ensino de ciências: uma revisão na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências

Palavras-chave: atividades lúdicas, ensino, pesquisa

Resumo

O artigo apresenta uma revisão de literatura com o objetivo de identificar como o lúdico vem sendo desenvolvido em pesquisas na área de educação em ciências, por meio da análise de artigos publicados na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências entre os anos de 2001 e 2018. Houve um levantamento e seleção das produções disponíveis no portal da revista, a partir de palavras-chave correlatas ao tema da pesquisa. A análise do material ocorreu por meio da leitura do título, palavras-chave, resumo e, quando necessário, do texto na íntegra dos trabalhos selecionados. Com base na sistematização dos dados bibliográficos e pedagógicos os trabalhos foram organizados em 4 categorias de análise: aspectos gerais, aspectos pedagógicos, modalidade do estudo e tipo de atividade lúdica. As informações obtidas revelaram um panorama das pesquisas publicadas na revista e sugerem que o lúdico é pouco explorado como objeto de estudo em pesquisas na área de educação em ciências, indicando que a temática ainda possui potencial de crescimento em atividades de ensino e pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Ramos Pinheiro, MSc, Instituto Federal do Rio de Janeiro _ IFRJ, Campus Rio de Janeiro

Mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro campus Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Química com ênfase em Química Inorgânica e na área de educação com ênfase em Química Geral e Inorgânica para o nível médio/ técnico e graduação.

Sheila Pressentin Cardoso, Dra, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ, Campus Nilópolis

Doutora em ciências em engenharia metalúrgica e de materiais pela UFRJ, Mestre em química pela UFF, Licenciada em Química pela UERJ. Professora permanente do PROPEC/IFRJ

Publicado
04-06-2020
Como Citar
PINHEIRO, A.; CARDOSO, S. O lúdico no ensino de ciências: uma revisão na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 1, p. 57-76, 4 jun. 2020.