A importância do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul

Palavras-chave: Residência Pedagógica; Formação de Professores; Teoria e Prática.

Resumo

Resumo:

O presente estudo tem como foco central abordar o Programa Multidisciplinar de Residência Pedagógica (RP) considerando sua relevância no processo de formação inicial ao propor uma investigação sobre a percepção que dos residentes dos cursos de Licenciaturas em Ciências Biológicas e Química do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul (IFFar-SVS), possuem a respeito da RP, para sua formação inicial. A metodologia utilizada foi qualiquantitativa, utilizando-se de referenciais teóricos pertinentes ao tema proposto e um instrumento de pesquisa para coleta de dados, no intuito de identificar e compreender a importância da RP para a formação docente, bem como, a validade das experiências construídas no Programa. Os resultados convergem para experiências construtivas no e para o saber/ fazer docente, demonstrando que a RP é uma experiência concreta e válida na e para a formação de professores. Nesse sentido, o programa contribui de forma efetiva para unir teoria e prática, suprindo algumas lacunas que persistem no curso de graduação. Na pesquisa ficou evidenciado pelos residentes que os objetivos estabelecidos pelo Programa estão sendo alcançados, portanto, ofertando a formação de professores mais complexa, propondo a vivência dentro do espaço escolar, possibilitando a troca de conhecimento entre os ambientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Barcelos dos Santos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha

Licencianda em Ciências Biológicas no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus São Vicente do Sul - RS (IFFar-SVS). Bolsista Residente do Programa Multidisciplinar de Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior– CAPES/IFFAr-SVS.

Miriele Martins, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha

Licencianda em Ciências Biológicas no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus São Vicente do Sul - RS (IFFar-SVS). Bolsista Residente do Programa Multidisciplinar de Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior– CAPES/IFFAr-SVS.

Maria Rosangela Silveira Ramos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha

Possui graduação em Ciências- Licenciatura Plena- Habilitação Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Atualmente é professora de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal Farroupilha- campus São Vicente do Sul. É coordenadora institucional e docente orientadora do Programa Multidisciplinar de Residencia Pedagógica do IFFar - campus São Vicente do Sul. Atuou como coordenadora de área do PIBID Química e coordenadora institucional do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) do campus São Vicente do Sul.Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, estágio, formação de professores, práticas pedagógicas, PIBID e RP.

Helena Neto, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha

Graduada em Geografia - Licenciatura, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2005) e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2007). É doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Presidente Prudente) em 2012. Tem experiência na área de Geografia e Educação, atuando com o seguintes temas: formação inicial e continuada, programas educacionais, TICs e autoria de instrumentos didáticos interdisciplinares digitais. Atualmente é  Coordenadora dos Programas Educacionais do Instituto Federal Farroupilha (Pibid, Life, Residência Pedagógica e PET) e Coordenadora Institucional do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE/CAPES), e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/CAPES).

Catiane Mazocco Paniz

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). É professora de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal Farroupilha- campus São Vicente do Sul. Atualmente é coordenadora de área do PIBID Biologia do campus São Vicente do Sul e coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) do campus São Vicente do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Tem experiência na área de Biologia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de biologia, currículo, estágios curriculares, formação de professores e PIBID.

Publicado
04-06-2020
Como Citar
BARCELOS DOS SANTOS, E.; MARTINS, M.; SILVEIRA RAMOS, M.; NETO, H.; MAZOCCO PANIZ, C. A importância do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul. Revista Insignare Scientia, v. 3, n. 1, p. 42-56, 4 jun. 2020.