Proposta Metodológica para o Ensino de Química Utilizando o Tema Alimentação Saudável

Autores

  • Rogério Pacheco Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Morrinhos
  • Danyelle Stéphane Tavares Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos
  • Débora Augustinho da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos
  • Kelma Alves Mateus Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos
  • Lucilene Cândida dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos
  • Cinthia Maria Felicio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i2.10905

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade;, Oficina pedagógica;, Abordagens macroscópicas;, Tomada de consciência.

Resumo

Trata-se de uma proposta de ensino em que a contextualização e o trabalho interdisciplinar a partir da temática alimentação saudável pode servir como articuladora de relações entre diferentes áreas do conhecimento em ciências e matemática. Utilizando os três momentos pedagógicos de Delizoicov e levantamento de questões sócio científicas (QST), os alunos serão levados a refletirem sobre suas escolhas e pensarem alternativas para se buscar uma alimentação mais saudável. A oficina pedagógica pode ser desenvolvida em diferentes espaços pedagógicos seja em sala de aula ou laboratórios para ensino de ciências e várias estratégias didáticas são propostas, como a utilização de vídeos educativos, análise crítica de artigos científicos, sala de aula invertida e aulas experimentais. Desta forma, acreditamos que este trabalho possa ser de extrema importância para a área do ensino de ciências, pois apresentamos sugestões de como se pode trabalhar diferentes conteúdos de ensino com determinado tema de uma maneira interdisciplinar e em escala macroscópica por meio do desenvolvimento Da experimentação e protagonismo do aluno.

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Publicado

19-09-2019

Edição

Seção

Propostas Didáticas

Como Citar

RODRIGUES, Rogério Pacheco; FERREIRA, Danyelle Stéphane Tavares; DA SILVA, Débora Augustinho; MATEUS, Kelma Alves; DOS SANTOS, Lucilene Cândida; FELICIO, Cinthia Maria. Proposta Metodológica para o Ensino de Química Utilizando o Tema Alimentação Saudável. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 2, n. 2, p. 277–285, 2019. DOI: 10.36661/2595-4520.2019v2i2.10905. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10905. Acesso em: 14 mar. 2025.