Pesquisa na Sala de Aula de Química: narrativas das aprendizagens da docência partilhada

  • Ana Luiza Alves Constantino Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Aline Machado Dorneles Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Cezar Soares Motta Secretaria Estadual de Educação de Rio Grande – RS
  • Aline Silva Dos Santos Secretaria Estadual de Educação de Rio Grande – RS

Resumo

Relata-se a experiência em planejar e desenvolver um júri simulado a partir da resolução de uma situação simulada com os alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública a partir da atuação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, subprojeto Química do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande.  Neste contexto, foi abordada a problemática da permanência ou não de uma refinaria de petróleo localizada na área urbana da cidade. Os alunos foram separados em dois grupos: contra ou favor da permanência da refinaria. Então, realizou-se a simulação de um tribunal na sala de aula, com propósito de oportunizar uma experiência permeada por momentos de questionamento, construção de argumentos e comunicação em sala de aula. Dialoga-se com os pressupostos do educar pela pesquisa e enfoque da Ciência, Tecnologia e Sociedade, a partir dos aprendizados e reflexões de uma prática educativa e da constituição do ser professor de Química, por meio das escritas narrativas dos integrantes do PIBID. O processo de documentar a experiência de fazer pesquisa em sala de aula oportuniza ao professor compreender o seu fazer docente, e assim refletir, teorizar e construir conhecimento.

 

Palavras-chave: Educar pela pesquisa; júri simulado; escrita narrativa.

Publicado
19-09-2019
Como Citar
ALVES CONSTANTINO, A.; MACHADO DORNELES, A.; SOARES MOTTA, C.; SILVA DOS SANTOS, A. Pesquisa na Sala de Aula de Química: narrativas das aprendizagens da docência partilhada. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 2, p. 240-254, 19 set. 2019.
Seção
Relatos de Experiências